propaganda

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Preciosa

Título Original: Precious: Based on the Book “Push” by Sapphire (EUA, 2009)
Com: Mo'Nique , Paula Patton, Mariah Carey, Gabourey Sidibe, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz e Chyna Layne
Direção: Lee Daniels
Roteiro: Damien Paul
Duração: 109 minutos


Nota: 4 (ótimo)

O filme “Preciosa” tinha tudo para ser um daqueles “dramalhões” que pegam determinadas situações apenas para tentar fazer chorar com uma história de sofrimento. Felizmente ele consegue escapar dessa armadilha sendo um filme bem honesto com ótimas interpretações.

Trata-se de um filme independente que após ser exibido no festival de Sundance em 2009 ganhou ótimas críticas e prêmios conseguiu ganhar distribuição e apoio de Tyler Perry e Oprah Winfrey.

Baseado no livro “Push” da escritora Sapphire, o filme conta a história de Claireece Precious Jones, uma jovem negra de 16 anos que vive no Harlem em 1987. Ela está grávida do seu segundo filho, ambos resultado de abusos do seu pai, e vive com sua mãe que a trata bastante mal.

Como falei no início do texto, essa história tinha tudo para cair no excesso de drama bastante piegas numa história de redenção com final feliz. Felizmente o resultado é um filme bem interessante e honesto, mostrando um retrato de uma menina em péssima situação em busca de algum sentido na vida.

O grande destaque mesmo são as atuações. O diretor Lee Daniels consegue tirar ótimas interpretações do seu elenco. O principal destaque sem dúvidas é Mo'Nique como a mãe de Claireece. A estreante Gabourey Sidibe também está muito bem como protagonista. Além disso destaque para as participações especiais de duas estrelas da música: Mariah Carey e Lenny Kravitz. Ambos em nada lembram os artistas pop que são.

Com um orçamento de 10 milhões de dólares o filme já conseguiu arrecadar 43 milhões só nos EUA além conseguir ganhar alguns prêmios e indicações, dentre elas 6 indicações ao Oscar nas categorias principais como filme, roteiro, atrizes e direção.
6 indicações
Atriz: Gabourey Sidibe
Atriz coadjuvante: Mo'Nique
Direção: Lee Daniels
Edição: Joe Klotz
Filme: Lee Daniels, Sarah Siegel-Magness e Gary Magness (produtores)
Roteiro adaptado: Geoffrey Fletcher

7 comentários:

Marcio Melo disse...

Não me interessei muito em assistí-lo, mesmo parecendo ser muito bom

Tucha disse...

Estou curiosa pra ver este filme, justamente pelo inusitado do tema e por encarar de frente um grande problema: a violência familiar.

Duda Lima disse...

gosto de filmes honestos!
tenho certeza que vou me acabar de chorar nesse!

R. Dantas disse...

O livro preciosa caiu de paraquedas lá no meu setor e eu imediatamente me interessei pela história. Nem sabia que tinha filme, ve-lo-ei! :D

Unknown disse...

Já assisti, bem legal mesmo. E por incrível que pareça, eu não chorei! hehehe :D

Cristiano Contreiras disse...

Ainda não pude conferir, abraço!

eme bê, maria disse...

vi ontem. não chorei, mas senti uns socos no estômago, com certeza. estou torcendo com todas as forças pelo oscar pra Mo'Nique, ela dá um show. ah! e vi um comentário em algum twitter da vida (acho que de alguém aí de salvador) que pra mim fez muito sentido: precious é extremamente 'macabéa' (de 'a hora da estrela', clarice lispector). bom filme!