propaganda

terça-feira, 13 de abril de 2010

Educação

Título Original: An Education (EUA , 2009)
Com: Olívia Williams, Dominic Cooper, Peter Sarsgaard, Carey Mulligan, Alfred Molina, Rosamund Pike, Sally Hawkins e Emma Thompson
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby
Duração: 95 minutos


Nota: 4 (ótimo)

A primeira coisa que chama a atenção no filme “Educação” é o fato de o roteiro ter sido escrito por Nick Hornby, autor de livros que já foram adaptados ao cinema como “Alta Fidelidade” e “Um grande garoto”. Dessa vez ele que assume a missão de adaptar um texto para o cinema. O roteiro é baseado no livro de memórias da jornalista inglesa Lynn Barber. Apesar disso, esse não é o seu primeiro trabalho nem como roteirista e nem como adaptação. Ele já tinha adaptado seu próprio livro “Febre de Bola”.

O filme se passa em Londres na década de 60 e conta a história de Jenny (Carey Mulligan), uma jovem de 16 anos que está no último ano do colégio e está estudando para tentar uma vaga na famosa universidade de Oxford. Sua vida muda quando ela conhece David (Peter Sarsgaard), um homem mais velho que irá mostrá-la sobre as coisas boas da vida como arte, bons restaurantes e viagens.

A história é simples e parece ser algo já vista em outras produções, mas nas mãos da diretora Lone Scherfig a trama ganha uma profundidade emocional nas entrelinhas. A principio pode parecer uma simples história de amor, mas na verdade é sobre a Jenny. Ou melhor, é sobre a educação, como o próprio nome diz. A personagem irá enfrentar o dilema entre entrar na faculdade para seguir uma carreira ou tentar “aprender com a vida” junto com David.

O ótimo roteiro de Hornby combinados com a direção de Lone ganha ainda mais força com as excelentes performances dos atores, com destaque para a protagonista Carey Mulligan. Sua atuação e seu carisma como Jenny são realmente muito bons e justifica sua indicação a prêmios como o Oscar. O resto do elenco também está muito bem com destaques para Peter Sarsgaard e Alfred Molina na figura do pai de Jenny.

“Educação” é um filme pequeno, independente e aparentemente comum, mas consegue ser bastante acima da média graças aos destaques apontados onde ele faz a diferença. Talvez a indicação ao Oscar de melhor filme crie uma expectativa grande em relação a ele e isso acabe frustrando um pouco.

3 indicações ao Oscar:
Filme: Finola Dwyer e Amanda Posey (produtores)
Atriz: Carey Mulligan
Roteiro Adaptado: Nick Hornby
Postar um comentário