propaganda

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Operação Valquíria

Título Original: Valkyrie (EUA / Alemanha , 2008)
Duração: 120 minutos
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie e Nathan Alexander
Com: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Carice van Houten e Thomas Kretschmann


Nota: 3 (bom)

O diretor Bryan Singer tem um fascinio pelo nazismo e “Operação Valquíria” é seu segundo filme a tratar do assunto. Ele já tinha falado sobre o assunto em “O Aprendiz” (Apt Pupil, 1998) e até no filme dos X-Men tinha uma cena num campo de concentração. Mas somente agora ele realmente fez um filme de época que se passa durante a 2ª guerra ao contar a história de um oficial alemão que tinha planos de assassinar Hitler.

Singer reuniu um ótimo elenco com nomes como Kenneth Branagh, Bill Nighy e Tom Wilkinson, além de Tom Cruise no papel principal. Todos cumprem muito bem o seu papel. A fotografia e reconstituição de época também são boas. Mas apesar dessas qualidades, o grande problema do filme é ter um roteiro apenas correto.

Com um bom elenco e um ótimo diretor o filme tinha tudo para ser realmente muito bom. Infelizmente não é isso que acontece e acaba sendo apenas um bom filme, bastante correto e na média.

O maior problema mesmo é o roteiro. A história não explora muito os personagens e nem mesmo o contexto histórico que os levou a tentar um golpe contra Hitler. No final das contas acaba sendo um thriller básico com pano de fundo histórico.

No final das contas o filme não compromete a carreira do diretor e muito menos do astro Tom Cruise, mas também não acrescenta nada marcante. Uma pena, pois era de se esperar algo bem mais interessante do que um simples filme bom e comum. A única coisa que chamou a atenção foi o fato de Cruise ter vindo ao Brasil divulgar o filme que causou bastante barulho na imprensa.
Postar um comentário