propaganda

domingo, 30 de maio de 2010

Um Homem Sério

Título Original: A Serious Man (EUA , 2009)
Com: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Aaron Wolff, Fred Melamed, Sari Lennick, Jessica McManus, Peter Breitmayer, Amy Landecker, David Kang e Adam Arkin
Direção e Roteiro: Joel e Ethan Coen
Duração: 104 minutos


Nota: 3 (bom)

Os irmãos Coen possuem uma filmografia bastante peculiar e um estilo de fazer filmes bem interessante. Após finalmente serem reconhecidos com a premiação de Academia ao ganhar o Oscar de direção e filme com “Onde os fracos não tem vez”, aqui em “Um Homem Sério” resolveram fazer um filme menor com cara de independente e bastante pessoal.

Justamente pelo tom mais pessoal e independente é até um pouco complicado classificá-lo em algum gênero, ainda mais por ele ter muitas possibilidades de interpretação. Se você achava que o final de ‘Os fracos’ vinha do nada esse ainda é mais “sem noção”. Nesse caso então nem perca seu tempo vendo o filme.

Os fãs do trabalho dos irmãos têm tudo para gostar da história com seu teor cômico e sínico ao criticar a classe média americana. O protagonista é um professor de física judeu que tem seus valores colocados em prova. Seu casamento não vai, tem problemas no trabalho e ele busca na religião uma resposta para isso.

Confesso que gostei do filme, mas a minha falta de conhecimento sobre a religião judaica fez com que não entendesse totalmente algumas das coisas mostradas no filme. Para quem não sabe os irmãos Coen são judeus, então o conteúdo do filme tem muito de pessoal e autobiográfico. Não chega a comprometer o entendimento da história, ainda mais que a trama é bastante aberta para interpretações, mas faz com que eu reconheça a qualidade do mesmo, mas sem conseguir apreciar de maneira totalmente satisfatória.

Esse deve ser o filme mais maduro deles. Sem dúvidas é um bom filme, mas talvez por ser pessoal demais acabe não sendo tão bom quanto os outros filmes da filmografia dos Coen.

2 indicações ao Oscar:
Filme: Joel Coen e Ethan Coen (produtores)
Roteiro Original: Joel Coen e Ethan Coen.

3 comentários:

Maína Pinillos Prates disse...

Eu gostei muito desse filme, achei bem pessoal mesmo, os dilemas por estar dentro de uma sociedade com determinados sistemas de valores.

Amei o aluno chines e a sua familia, rindo de lembrar agora...

Love you brother!

Marcio Melo disse...

Vou pegar contigo então depois. Estou muito querendo ver

Rodrigo Carreiro disse...

Gostei muito. Tem muita coisa engraçada, mas pouca piada em si.