propaganda

domingo, 9 de outubro de 2011

A Mentira

Título Original: Easy A (EUA, 2010)
Com: Emma Stone, Penn Badgley, Amanda Bynes, Dan Byrd, Thomas Haden Church, Patricia Clarkson, Lisa Kudrow, Alyson Michalka e Stanley Tucci
Direção: Will Gluck
Roteiro: Bert V. Royal
Duração: 92 minutos

Nota: 3 (bom)

Mais uma comédia adolescente? Mais uma adaptação do clássico da literatura “A letra escarlate”? Sim, “A Mentira” se encaixa nessas duas afirmações e traz Emma Stone em seu primeiro papel como protagonista após se destacar em outros filmes juvenis como “Superbad” e “Zumbilândia”.

Na trama temos Emma vive Olive, uma garota qualquer que quer terminar colegial sem chamar muito a atenção, mas acaba ganhando popularidade quando conta uma mentira pra uma amiga dizendo que tinha perdido a virgindade e o boato acaba se espalhando pela escola. Então ela resolve aproveitar a atenção atraindo ainda mais ao começar a se vestir de maneira provocante e usar a letra A em sua roupa, fazendo referência ao livro “A Letra Escarlate”.

A principal fonte de inspiração do filme sem dúvidas são os clássicos juvenis dos anos 80, principalmente os de John Hughes ("Clube dos Cinco", "Curtindo a vida adoidado"). Daí vem suas principais qualidades e também seus principais problemas.

O filme consegue fugir do lugar comum das comédias adolescentes atuais com ótimas situações graças ao carisma de Emma Stone. No papel principal ela demonstra muito talento e consegue carregar a história.

O problema é que na tentativa de emular um filme dos anos 80, principalmente com inúmeras referências pop, o filme acaba perdendo um pouco de seu apelo por não conseguir retratar os jovens atuais de maneira interessante como nos clássicos da época.

Mesmo assim o resultado é positivo e divertido, que apesar de ter feito um certo sucesso nos EUA acabou saindo direto em vídeo aqui no Brasil. Stone prova que tem talento e carisma como protagonista de filmes adolescentes. Vamos ver se ela vai conseguir evoluir.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Eu fico muito preocupado quando leio um texto seu e concordo com tudo, inclusive até a classificação que dei foi a mesma.

Isso é um sinal que estou ficando chato mesmo, melhor eu me cuidar.