propaganda

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pearl Jam Twenty

Título Original: Pearl Jam Twenty (EUA, 2011)
Com: Kurt Cobain, Eddie Vedder, Neil Young, Chris Cornell, Layne Staley, Stone Gossard, Jack Irons, Jeff Ament, Mike McCready, Matt Cameron e Dave Abbruzzese
Direção e Roteiro: Cameron Crowe
Duração: 109 minutos

Nota: 5 (excelente)

O Pearl Jam está completando 20 anos de carreira e ninguém melhor que o diretor Cameron Crowe para fazer um documentário sobre a banda. O cara foi morar em Seatle no final dos anos 80 e conheceu a cena musical antes dela estourar com nomes como Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains e obviamente o próprio Pearl Jam. Antes de virar cineasta ele era crítico musical e fez até um filme meio autobiográfico chamado “Quase Famosos”. Na época que ele foi para Seatle estava pesquisando para seu filme “Vida de Solteiro”.

Crowe tem experiência e conhecimento tanto na área musical quanto em cinema, então era a pessoa perfeita para conseguir contar a história do Pearl Jam, uma banda que tem uma trajetória bastante peculiar.

Pearl Jam Twenty” tem entrevistas atuais com os membros da banda e muitas cenas de bastidores de toda a carreira a banda. Sem dúvidas um filme feito para fãs e para aqueles que curtem o som da banda que gostariam de saber mais sobre ela.

Eu já fui mais fã da banda, mas não gostei muito do caminho musical que eles tomaram. Eu tinha também algumas birras em relação a algumas atitudes tomadas pela banda durante a carreira, mas após assistir o filme consegui entender o que eles estavam fazendo e respeito totalmente as decisões que eles tomaram. Mas continuo não curtindo muito o rumo que a sonoridade da banda tomou, mas isso não vem ao caso.

O resultado do filme é impressionante e conseguiu abranger os momentos mais importantes da carreira da banda. O diretor conseguiu com entrevistas e imagens de arquivos, algumas bastante raras, contar uma história incrível sem seguir muitas fórmulas e clichês de documentários musicais.
O filme faz parte das comemorações dos 20 anos de carreira da banda que contou com alguns shows especiais e uma turnê que irá passar pelo Brasil. Estarei presente em uma dessas apresentações, aguardem a resenha aqui no blog.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Tenho muito interesse nesse doc. Assista o de Lemmy rei!