propaganda

domingo, 4 de março de 2012

Apenas o Fim

(Brasil, 2008)
Com: Érika Mader, Gregório Duvivier, Nathalia Dill, Álamo Faço, Julia Gorman, Marcelo Adnet e Ana Sophia Folch
Direção e Roteiro: Matheus Souza
Duração: 80 minutos

Nota: 4 (ótimo)

Simples idéias sempre podem virar ótimas histórias e filmes muito bom. Esse é o caso de “Apenas o Fim”. Feito por estudantes de cinema de uma universidade carioca com um orçamento de 8 mil Reais, o filme consegue um resultado incrível apesar das limitações de orçamento graças a um roteiro simples de qualidade somado a um elenco competente.

O filme mostra a última conversa entre o casal interpretado por Érika Mader e Gregório Duvivier. Ela resolve acabar o relacionamento e ir embora em busca de algo que a complete. Então ele tenta uma última conversa para tentar convencê-la do contrário.

Basicamente uma conversa de casal, então o grande trunfo do filme é o roteiro. Os diálogos entre os 2 é muito interessante. Não faltam referências pop é claro. Enquanto eles andam pelo campus da universidade onde estudam eles lembram dos momentos juntos. Tem espaço até para alguns pequenos flashbacks. O carisma e a química entre o casal de protagonistas é muito boa.

Apesar de jovem, a história consegue alcançar todas as idades. Afinal de contas amor e relacionamento é uma coisa universal, não importa a idade. Então com muita simplicidade o diretor estreando Matheus Souza consegue construir uma ótima história.

Mesmo sem muita originalidade, afinal de contas não adianta ficar tentando reinventar a roda, o resultado é um ótimo filme. Não tem como não perceber influências de filmes como "Antes do Amanhecer" (1995) "Antes do Pôr-do-Sol" (2005), ambos de Richard Linklater que também tem no roteiro e no diálogo entre os protagonistas a sua grande força.

2 comentários:

Tucha disse...

Este filme teve uma rápida passagem no circuito alternativo e não me motivei para ver.

Marcio Melo disse...

Depois eu que sou o chato, é incrível. Esse filme é excelente hehehe.

Me locomovi até o cine da ufba aqui em Salvador para assistir, isso numa quarta feira porque só passou aqui 1 semana e fim.