propaganda

domingo, 20 de maio de 2012

Steve Jobs por Walter Isaacson

Autor: Walter Isaacson
Tradutor: Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Maia Soares
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 632


Steve Jobs faleceu em 5 de Outubro de 2011 e no mesmo mês chegaram as livrarias sua única biografia autorizada escrita por Walter Isaacson. Confesso que nunca fui muito fã de Jobs, mas sua carreira e seus produtos são bem interessantes e revolucionários. Então estava bem curioso para ler esse livro.

Felizmente Isaacson não escreveu uma biografia que endeusa Jobs. Muito pelo contrário. O livro mostra o lado mais pessoal e tenta entender essa incrível figura. Ele passou 2 anos visitando e conhecendo Jobs.

Além disso, ele falou com muita gente envolvida na vida dele. Desde pessoas próximas aos seus “inimigos”. Ele fez 40 entrevistas com Jobs e falou com 100 pessoas. Dessa forma ele conseguiu se distanciar e relatar bem os momentos mais controversos da carreira de Jobs.

Apesar de ser um livro extenso, são mais de 600 páginas, a leitura é bastante fácil e agradável. Isaacson separou muito bem os capítulos do livro por tópicos, mantendo a cronologia. Então temos 1 capítulo sobre o iPod, outro sobre a Pixar, e assim por diante.

Jobs foi uma figura incrível. É interessante ver o seu lado mais humano. O quanto ele era meio louco, obsessivo, inseguro, manipulador, etc. Sua vida é cheia de sucessos, mas também fracassos. Poderia ficar aqui contando algumas coisas, mas são muitas ótimas histórias.

É realmente uma leitura fascinante não apenas para fãs de Jobs ou da Apple, mas porque sua história de vida está relacionada a muitos momentos bem importantes da história atual envolvendo principalmente a indústria da tecnologia e do entretenimento.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

Tanto pelo tamanho quanto também por ,assim como vocÊ, nunca ter sido "fã" de Jobs não tinha me interessado pela leitura.

Mas pelo que você descreveu já penso em colocar na minha lista de livros a serem lidos, que só aumenta!

Ramon Pinillos Prates disse...

Leia man, vale a pena. Se quiser te empresto.