propaganda

domingo, 20 de maio de 2012

Steve Jobs por Walter Isaacson

Autor: Walter Isaacson
Tradutor: Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Maia Soares
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 632


Steve Jobs faleceu em 5 de Outubro de 2011 e no mesmo mês chegaram as livrarias sua única biografia autorizada escrita por Walter Isaacson. Confesso que nunca fui muito fã de Jobs, mas sua carreira e seus produtos são bem interessantes e revolucionários. Então estava bem curioso para ler esse livro.

Felizmente Isaacson não escreveu uma biografia que endeusa Jobs. Muito pelo contrário. O livro mostra o lado mais pessoal e tenta entender essa incrível figura. Ele passou 2 anos visitando e conhecendo Jobs.

Além disso, ele falou com muita gente envolvida na vida dele. Desde pessoas próximas aos seus “inimigos”. Ele fez 40 entrevistas com Jobs e falou com 100 pessoas. Dessa forma ele conseguiu se distanciar e relatar bem os momentos mais controversos da carreira de Jobs.

Apesar de ser um livro extenso, são mais de 600 páginas, a leitura é bastante fácil e agradável. Isaacson separou muito bem os capítulos do livro por tópicos, mantendo a cronologia. Então temos 1 capítulo sobre o iPod, outro sobre a Pixar, e assim por diante.

Jobs foi uma figura incrível. É interessante ver o seu lado mais humano. O quanto ele era meio louco, obsessivo, inseguro, manipulador, etc. Sua vida é cheia de sucessos, mas também fracassos. Poderia ficar aqui contando algumas coisas, mas são muitas ótimas histórias.

É realmente uma leitura fascinante não apenas para fãs de Jobs ou da Apple, mas porque sua história de vida está relacionada a muitos momentos bem importantes da história atual envolvendo principalmente a indústria da tecnologia e do entretenimento.
Postar um comentário