propaganda

domingo, 5 de maio de 2013

Da Vinci's Demons


Com: Tom Riley, Laura Haddock, Blake Ritson, Elliot Cowan e Lara Pulver
Criado por David S. Goyer
Emissora: Starz (EUA), no Brasil exibido pelo canal Fox

 

Esse ano resolvi assistir conferir seriados novos aproveitando que estou com TV por assinatura em casa e também para ter assunto aqui no blog. Após assistir “Hannibal”, resolvi arriscar com “Da Vinci's Demons”. A série foi criada por David S. Goyer e conta uma história de ficção mostrando a juventude de um dos maiores gênios da humanidade: Leonardo da Vinci.

David S. Goyer tem um currículo razoável no cinema com alguma experiência na televisão. Já dirigiu filme regulares como “Blade Trinity”, mas também escreveu o roteiro de muitos filme como “Batman Begins” junto com Christopher Nolan (sendo que a história é de David), entre outros. Sua participação nos filmes do Batman me deixaram curioso em relação ao seriado.

A ideia da serie é criar uma aventura fantástica de ficção mostrando a juventude de Da Vinci. O personagem “sofre” pelo seu dom, isto é, por ser um gênio. Numa época em que a religião manda em tudo ele é considerado um herege. E irá lutar para expor as mentiras da religião e tentar subverter a ordem da sociedade dominada pela elite e também tentar o seu lugar apesar de ser um filho bastardo.

O 1º episódio chamado "The Hanged Man" mostra a coisa não é tão simples assim. Parece que o canal americano Starz quer dar um tom parecido com outro programa de sucesso: Game of Thrones. O estilo da serie lembra um pouco o da HBO com direito a cenas de sexo, nudez e violência. Mas talvez não tão serio assim.

O personagem de Da Vinci é uma boa pinta que usa seu talento como artista e inventor para seduzir mulheres. E também é uma especie de herói que ao ver alguém sendo oprimido não perde tempo e puxa sua espada para defendê-lo (sim, ele também é excelente em brigas). Ou seja, ele é o cara.

Mas aí entram uns elementos meio fantásticos e parece que Leonardo é meio que um escolhido. Ele tem umas visões e é atormentado por algo mais que o seu talento. Como pano de fundo temos várias conspirações em busca de poder envolvendo cidades italianas, então provavelmente teremos batalhas e jogo sujo nos próximos episódios.  Ou seja, tudo parece muito genérico e a presença de Da Vinci é apenas uma desculpa para explorar uma figura conhecida com uma nova “visão”.

O elenco também não ajuda muito. Tom Riley não é muito carismático como o personagem principal e o restante dos atores são bem limitados entrando atuações bem caricatas.

Esse 1º episódio teve uma boa audiência que foi suficiente para o programa garantir uma 2ª temporada, sendo que a 1ª terá 8 episódios. Aqui no Brasil a série estreou no dia 16 de Abril de 2013 no canal Fox às 22:30 (e continua sendo exibido sempre às terças nesse horário), apenas 4 dias após os EUA.

Confesso que não fiquei muito empolgado com esse 1º episódio já que o lado artista do personagem é deixado de lado. Talvez fosse mais interessante tentar explorar isso também, quem sabe nos futuros episódios. Mas ao que tudo indica o programa está mais interessado em aventuras e sexo, que garantem a audiência, e deixando a importância artística de Leonardo de lado pensado apenas em explorar essa nova visão de sua vida que acaba soando como um seriado genérico. 

3 comentários:

Marcio Melo disse...

Mais uma série para eu nem tentar, vou esperar você se empolgar de verdade com algo novo hehehe

Unknown disse...

bom, pela data do post, acho que você ao menos deveria ter visto os outro 4 episódios lançados até o momento(sim, já foram exibidos 5 episódios).
Pelo próprio título da série, nota-se que o intuito é mostrar "Os Demonios de Da vinci" ou seja, o que o atormentava.
É obvio que se trada de FICÇÃO e NÃO UMA BIOGRAFIA, mas mesmo assim recomendo uma leitura sobre o artista antes de qualquer crítica, até mesmo uma pesquisa sobre seu lado espiritual :)
E para finalizar, A SÉRIE É FANTÁSTICA e creio que junto a Defiance são as duas melhores séries lançadas este ano, recomendo a todos!

Ramon Pinillos Prates disse...

Na verdade eu só vi o 1º episódio, to pensando se vou continuar assistindo.

Não sabia desse lado "espiritual" dele, mas com certeza o que aparece no 1º episódio é bem "exagerado".

Só esperava que o programa mostrasse mais o lado artista dele, não um anti-herói galã. Mas que bom que você gostou.