propaganda

quarta-feira, 3 de dezembro de 2003

O Júri

Ontem fui assistir "O Júri", filme baseado em um livro de John Grisham famoso por suas famosas histórias sobre advogados e como o sistema judiciário é lindo e funciona. Mas a verdade é que o sistema lá nos EUA pode até funcionar "um pouquinho" mas aqui no Brasil está muito longe disso. Isso não quer dizer que o filme seja ruim, pelo contrário, é bom.

O elenco do filme é muito bom e já vale o ingresso, formado por Dustin Hoffman, Gene Hackman, John Cusack e Rachel Weisz. A história é sobre uma viúva que abre um processo contra uma fábrica de armas que seria a causadora da morte dele. O tema na verdade é sobre a manipulação do Júri. Gene Hackman é um cara especialista em montar júri. Tem todo um aparato tecnológico para isso. Eu até fiquei brincando que se fosse aqui no Brasil o cara seria especialista em matar todo mundo que sabe alguma coisa sobre caso para apagar todas as provas de que o crime foi cometido e não ficar analisando e tentando manipular o júri (se bem que o sistema judiciário brasileiro é diferente do americano e eu não sou a melhor pessoa para tentar explicar isso).

Resumindo, o filme é bom como uma boa história sobre advogados (famoso gênero filme de tribunal) mas nem pense no final achar que ele está tratando da realidade. É tipo você ir assistir 007 e achar que os espiões ingleses fazem aquele tipo de coisa. Fala sério.