propaganda

sábado, 31 de agosto de 2019

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw é o primeiro spin-off baseado na franquia de sucesso e que pega a dupla protagonizada por Dwayne Johnson e Jason Statham para estrelar o seu próprio filme. O diretor David Leitch de “Deadpool 2” e “De Volta ao Jogo” pega um pouco do humor do herói da Marvel e as cenas de luta de John Wick, combinando com o “exagero” da ação de Velozes e Furiosos.

O início do filme impressiona pelo primor técnico ao mostrar um pouco do dia a dia de cada um dos protagonistas, onde o diretor usa a tela dividida ao meio em alguns momentos e fica claro o contraste entre os personagens. Enquanto Hobbs aparece com cores quentes e um “exagero” nas suas atividades, Shaw tem cores frias e é mais pragmático em suas ações. No entanto, quando eles são “obrigados” mais uma vez a trabalhar juntos a situação desanda um pouco. Hobbs & Shaw insiste no “conflito” entre os 2 por muito tempo e isso se torna cansativo, então algo que parece engraçado inicialmente, se transforma em irritante.

A história também é básica, mas justifica de maneira correta a ação vista na tela. Temos um vírus perigoso que é injetado em Hattie (Vanessa Kirby), irmã de Shaw, e o vilão Brixton (Idris Elba) está interessado nele para seus planos, envolvendo uma corporação misteriosa que o transformou em um homem vigoroso através de elementos “robóticos”. Então a dupla Hobbs e Shaw precisa ir atrás de Hattie antes que Brixton consiga encontrá-la.

O que importa mesmo em um filme desse tipo são as cenas de ação e nesse sentido Hobbs & Shaw acerta na maior parte do tempo, pecando apenas pelo exagero em alguns momentos. Os efeitos visuais são competentes e a fotografia e montagem bem realizadas deixam essas cenas compreensíveis visualmente, sem a confusão de cortes rápidos e confusos comuns no gênero.
Outro pecado do filme é o tempo de duração, com mais de 2 horas, que torna Hobbs & Shaw uma experiência cansativa, mesmo com um terceiro ato bem realizado, apesar de desnecessário. Outro problema é o desenvolvimento dos personagens, principalmente a dupla de protagonistas, onde a construção da “amizade” entre eles é bastante forçada, sem conseguir passar o sentimento de “família” que é marcante da franquia Velozes e Furiosos. O excesso de frases de efeito também ajuda a estragar a naturalidade dos diálogos entre os personagens.

Contudo, apesar dos problemas, Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw é um filme divertido e bem realizado, mostrando que o diretor David Leitch é um dos mais competentes do gênero na atualidade. Mesmo com um pouco de exagero ele entrega uma boa experiência cinematográfica ao espectador.

Classificação:

Título Original: Fast & Furious Presents: Hobbs & Shaw (EUA, 2019)
Com: Dwayne Johnson, Jason Statham, Idris Elba, Vanessa Kirby e Helen Mirren
Direção: David Leitch
Roteiro: Chris Morgan e Drew Pearce, história de Chris Morgan
Duração: 135 minutos

2 comentários:

Clara disse...

Não gosto da sequência de Velozes e Furiosos... Acho que só devo ter assistido 1 deles... Uma comentário, não ficou claro pq esse filme é um spin-off e qual foi a motivação para ser feito como tal...

Ramon Pinillos Prates disse...

The Rock queria fazer um filme da franquia só pra ele, aí fez esse spin-off.
A partir do filme 5 a franquia mudou totalmente virando um filme de ação, deixando a "corrida de carro" como segundo plano. Foi aí que ficou realmente divertido.