propaganda

quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

10 Melhores Filmes de 2003

Segue abaixo a minha lista dos 10 Melhores Filmes de 2003 (vale lembrar que não considerei Kill Bill vol. 1 pois o filme ainda não foi exibido nos cinemas por aqui):


1º - X-men 2
O melhor filme sobre histórias em quadrinhos feito até hoje. Eu li muitas revistas deles e também era fã do desenho animado. Agora o jeito é esperar pelo 3.


2º - Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
O filme conseguiu superar minhas expectativas. Os poucos defeitos são ofuscados pela qualidade geral do todo. As cenas de batalha são muito boas e o ritmo é bem melhor do que o "arrastado" As 2 Torres. Mas como filme-adaptação do livro o Sociedade do Anel ainda ganha pois o As 2 Torres complicou tudo.


3º - Adaptação
Só uma coisa precisa ser dita sobre esse filme: Spike Jonze e Charlie Kaufman são 2 gênios!


4º - Embriagados de amor
Todo mundo ficou com o pé atrás em vez um filme com Adam Sandler como protagonista. Mas Paul Thomas Anderson sabe o que faz. Alguém consegue imaginar algum outro ator para esse papel? Acho que não. E viva aos filmes "românticos non-sense"!


5º - Matrix Reloaded
Cenas de ação fantásticas e um bom enredo. Quem precisa de mais. Pena que boa parte dos "500 mb" de história do filme tenham sido simples "embromações". Mas tudo bem, ele ainda continua sendo um filme muito bom. O Revolutions também é bom, mas esse é muito melhor.


6º - Irreversível
Quando minha irmã viu esse filme na França ela disse que eu ia achar o máximo e que era o filme mais brutal que ela já tinha visto. E não é que ela estava certa? Se algum dia esse filme estrear por aqui no circuito normal (multiplex da vida), eu vou numa quarta-feira de tarde dar risada das pessoas saindo no meio do filme.


7º - A viagem de Chihiro
Outra grande surpresa desse ano. Esse "conto de fadas" japonês me conquistou. Tanto que eu assisti 2 vezes no cinema. Até hoje tento imaginar como lançaram esse filme dublado visando o público infantil daqui.


8º - Chicago
Musicais voltando a fazer sucesso em Hollywood. Será mais uma daquelas modas? Aparentemente não. Esse bem mais tradicional do que Moulin Rouge mas tão bom quanto.


9º - A Últim Noite
Spyke Lee acertou em cheio nesse filme em deixar de lado ficar falando sempre sobre os negros americanos. O filme mostra muito bem a Nova York pós 11 de Setembro. Edward Norton mostrando que é com certeza um dos melhores atores da atualidade.


10º - Hulk
Ang Lee conseguiu transformar um "héroi" dos quadrinhos num "filme sério". E a discussão sobre o Hulk digital ser bem feito ou não não importa. Eu pelo menos achei muito bem feito. Preferir um cara bombado vestido de verde é foda.