propaganda

quinta-feira, 9 de setembro de 2004

Michael Jackson - Thriller

Em 1982, o disco "Thriller" foi lançado e desde então a música pop mundial não é mais a mesma. Esse disco mudou para o todo sempre a história da música. Acho que esse foi o primeiro disco de "rock" que eu ouvi na minha vida. Com certeza o solo de guitarra feito por Eddie Van Halen na música "Beat it" foi o primeiro que eu ouvi na vida. Se algum dia eu conseguir tocar esse solo eu serei uma pessoa feliz e poderei morrer em paz.

Mas o que há de tão especial nesse disco? Ele nem é o melhor de Michael Jackson (o melhor é o primeiro solo dele, o "Off the wall"). Ele e o produtor Quincy Jones conseguiram fazer o disco de música pop perfeito. Pegue um pouco de rock, funk, soul e R&B misture com letras tão grudentas que irão ficar na sua cabeça por um bom tempo. Gênios! Tanto que é o disco mais vendido na história até hoje. Vendeu mais de 45 milhôes de cópias no mundo todo.

Quem não tinha medo do clipe de "Thriller" quando era pequeno? Esse clipe mudou a Mtv americana. Mesmo com seus onze minutos de duração, o clipe ficou um bom tempo entre os mais pedidos. E foi o primeiro clipe de um artista negro (pelo menos na época ele era né) a ficar em primeiro nas paradas. Interssante foi que o próprio Michael bancou o clipe do seu próprio bolso pois a gravadora já tinha produzido os dois clipes anteriores ("Billie Jean" e "Beat it") e não quis pagar mais nenhum. Resultado, esse clipe ajudou o disco a vender 10 milhões de cópias a mais.

Quem se importa se hoje em dia ele ficou maluco e acabou com sua vida com essa história de abuso de menores, o importante foi que ele deixou registrado na histórias grandes momentos musicais e um desses foi esse disco.

A crise de meia idade continua. E viva nostalgia...

Nenhum comentário: