propaganda

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

Mar Adentro

O filme “Mar Adentro” é o mais novo trabalho de Alejandro Amenbár (de “Os Outros” e “Abre los ojos” que foi refilmado e virou “Vanila Sky”). Depois de ter feito um filme americano (“Os Outros”), ele resolveu voltar a filmar na Espanha. Esse filme foi indicado pelo país ao Oscar e acabou ganhando a indicação a Melhor Filme Estrangeiro.

O filme conta a história baseada em fatos reais de Ramón Sanpedro (interpretado magnificamente por Javier Bardem), um homem que depois de sofrer um acidente e ficar paraplégico passou mais de 30 anos lutando pelo direito a eutanásia.

As atuações do filme são excelentes e o destaque vai para Javier. Um absurdo ele não ter sido indicado ao Oscar! O mais importante era o efeito da maquiagem funcionar para que o personagem ganhasse vida. A coisa ficou tão boa que o filme acabou sendo indicado ao Oscar de melhor maquiagem.

O grande mérito do filme é contar uma história sobre a eutanásia, que é um tema bastante polêmico e ainda gera muitas discussões pelo mundo. Apesar disso ele peca por ser extremamente manipulador e tentar sempre o choro fácil. Uma das maneiras de se conseguir isso é com o uso da música. Tudo bem, não chega a ser muito “brega” ou piegas, mas acaba sendo em alguns momentos de extremo sentimentalismo barato. A história por si mesma já é triste, esses elementos com certeza não eram necessários.

Nenhum comentário: