propaganda

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

O Balconista 2

Título Original: Clerks II (2006)
Elenco: Brian O'Halloran, Jeff Anderson, Rosario Dawson, Jason Mewes, Jennifer Schwalbach Smith, Kevin Smith e Trevor Fehrman
Diretor: Kevin Smith
Duração: 98 minutos


O diretor Kevin Smith resolveu voltar às origens depois do “fracasso” de “Menina dos Olhos”. Nada melhor do que voltar a seu primeiro filme, o clássico nerd “O Balconista”. Continuações sempre soam meio como uma falta de opções ou uma tentativa de ganhar mais dinheiro com uma franquia, mas nas mãos de Smith a coisa é diferente. Depois de não acertar ao tentar atingir um público maior com seu filme anterior, voltar ao seu público nerd era a melhor opção.

Em “O Balconista 2” temos de volta Dante Hicks (Brian O'Halloran), balconista da loja de conveniência Quick Stop, e seu companheiro Randal Graves (Jeff Anderson). O início da história em preto e branco faz referência ao primeiro filme que foi filmado assim. Logo de cara vemos o Quick Stop pegando fogo, e as cores aparecem. Randal deixou mais uma vez a cafeteira ligada. Se passaram dez anos, e agora os 2 ganham a vida trabalhando numa lanchonete chamada Mooby (referência ao filme “Dogma”). Do lado de fora encontramos também Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (o próprio Kevin Smith), personagens que estão em todos os filmes de Smith, menos o último.

Agora vemos os personagens em crise pós 30 anos. Será que trabalhar como balconista de lanchonete é um bom futuro? Dante está prestes a mudar de vida. Está prestes a se casar com Emma (Jennifer Schwalbach Smith, mulher do diretor na vida real)e irá se mudar com ela para Miami, onde os pais dela irão providenciar uma boa vida para eles. Mas ele não parece estar muito certo se essa é a melhor escolha.

Todas as piadas, referências pop e coisas nerd estão de volta. Uma cena com uma discussão entre quem é melhor: Star Wars ou Senhor dos Anéis já vale o filme. Outra coisa que sempre procede é a trilha sonora. Uma cena ao som de “1979” do Smashing Pupkins prova isso. Inclusive vale ressaltar o detalhe que as cenas da loja de conveniência do clipe dessa música foi filmado no mesmo lugar onde o Balconista foi filmado. Viva as referências nerds! Isso sem falar das participações especiais de gente como Jason Lee e Ben Afleck, atores que sempre trabalharam com Smith.

O resultado é um filme tão bom quanto o primeiro, ou diria talvez até melhor. Com um orçamento maior (5 milhões de dólares contra 27 mil do primeiro) e mais experiência, Smith prova o quanto é bom. Uma história voltada para o público que o consagrou, nós os nerds! Nós agradecemos! Com certeza um dos melhores filmes desse ano.

Infelizmente ainda não existe previsão de lançamento desse filme aqui no Brasil, e se ainda vai ser exibido nos cinemas. Ele passou somente em alguns festivais de cinema desse ano lá do Brasil. Nos EUA ele já foi lançado em dvd, inclusive a cópia que eu baixei é justamente desse dvd americano. O jeito é aguardar um lançamento oficial por aqui. Quem sabe algum dia... E quem sabe até no cinema... Não custa sonhar...

Nenhum comentário: