propaganda

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

O Labirinto do Fauno

Título Original: El Laberinto Del Fauno (2006)
Elenco: Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Ariadna Gil, Maribel Verdú, Álex Angulo, Roger Casamajor, César Vea, Federico Luppi e Manolo Solo
Diretor: Guillermo del Toro
Duração: 117 minutos


O Labirinto do Fauno” é uma fábula de criança para adultos. O diretor Guilhermo del Toro (“Hellboy”) mistura a fantasia com a realidade na visão de uma criança.

A história se passa na década de 40, em plena guerra civil espanhola. Ofélia (Ivana Baquero) é uma menina que perdeu seu pai na guerra. Agora ela está indo com a mãe, que atravessa uma gravidez complicada, ao encontro do seu padrasto, o terrível capital Vidal. Com tantos problemas, sua maneira de tentar escapar disso são os livros de fábula, os quais ela levou consigo. Lá ela descobre o labirinto do fauno, e acaba encontrando com ele. Então descobre ser na verdade uma princesa de um mundo mágico, e terá que passar por três testes para provar ser digna do seu trono.

É nesse clima de fantasia que ela irá tentar sobreviver aos horrores da guerra e principalmente a sua nova vida junto com seu novo “pai”. O diretor constrói então esses dois universos paralelos, mostrando o lado sombrio da fantasia e o quanto a realidade pode ser ainda mais sombria.

A realidade e a fantasia se misturam, sem em nenhum momento tentar enganar o espectador. Um verdadeiro show visual nos faz mergulhar nesses dois mundos, fazendo o paralelo entre os dois.

Guillermo faz um filme bem interessante ao mostrar o escapismo dos horrores da guerra através da visão de uma criança. Algo bem parecido que fez em “A espinha do diabo”. Uma história muito bonita, poética e ao mesmo tempo sombria. Como eu falei anteriormente, um conto de fadas para adultos.

Nenhum comentário: