propaganda

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Sobrevivente

Título Original: Survivor
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Nova Alexandria
Número de páginas: 239


Depois de assistir ao filme “Clube da Luta”, tive aquela sensação que algo mudou em mim. É difícil pensar em filmes que tenham esse “efeito”. Foi graças ao filme que acabei descobrindo o escritor Chuck Palahniuk, já que com o “sucesso” do filme o livro acabou sendo publicado no Brasil e aos poucos seus outros livros também foram ganhando edições nacionais. Ano passado eu li o livro “Cantiga de Ninar”, só que por algum motivo que eu não sei explicar, acabei não postando nada sobre ele aqui no blog. Mas agora depois de ter lido “Sobrevivente”, a coisa vai ser diferente. Ainda mais que esse ano comecei a escrever mais sobre livros, isso claro pelo fato de estar conseguindo ler mais.

“Sobrevivente” na verdade foi o primeiro livro escrito por Chuck, mas graças ao seu conteúdo muito “forte” acabou não encontrando nenhuma editora disposta a lançá-lo. Ele resolveu então escrever um outro em protesto, esse acabou sendo “Clube da Luta”, que foi lançado e acabou virando sucesso, dando assim espaço para “Sobrevivente” chegar as livrarias.

A história tem como personagem central um sujeito chamado Tender Branson. Ele seqüestra um avião, coloca todos os passageiros para fora dele, e resolve seguir no ar até o combustível acabar e o avião cair. Enquanto isso ele narra toda a sua vida para ser gravada na caixa preta do avião. Então aos poucos vamos conhecendo mais sobre o personagem, que ele era de uma seita religiosa onde todas as pessoas se mataram e ele foi um dos poucos que acabou sobrevivendo. Ele vai contando tudo em flashback, até descobrirmos cada vez mais sobre ele e como e por que ele foi parar naquele avião.

Para quem viu o filme “Clube da Luta” já tem uma boa noção do tipo de história e estilo de Chuck. Uma crítica ácida e feroz a sociedade, principalmente a americana. Aqui em “Sobrevivente” a coisa vai além, indo mais na base da sociedade, que é a educação. Então quem gostou do filme tem grandes chances de gostar também desse livro.

Uma curiosidade sobre o autor é que seus personagens tem muito da sua própria experiência pessoal. Ele já foi mecânico, freqüentador de academia de ginástica e reuniões de viciados em sexo, e até mesmo cantor de rap, conhecido como Chuck P. Para saber mais sobre ele acessem o site www.chuckpalahniuk.net, lá se encontram informações sobre toda a sua carreira, seus livros coisa e tal.

Nenhum comentário: