propaganda

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Desejo e Reparação

Título Original: Atonement (2007)
Com: Keira Knightley, James McAvoy, Romola Garai, Saoirse Ronan e Vanessa Redgrave
Direção: Joe Wright
Roteiro: Christopher Hampton (baseado em romance de Ian McEwan)
Duração: 130 minutos


Nota: 4 (ótimo)

Após uma boa estréia com “Orgulho e Preconceito”, o diretor Joe Wright embarca mais uma vez em um filme de época baseado em um romance, além de contar novamente com a presença da atriz Keira Knightley. “Desejo e Reparação” foi adaptado da obra de Ian McEwan, de mesmo nome, que tem uma tema bem mais interessante e denso.

A história se passa na Inglaterra em 1935 onde a família Tallis leva uma vida privilegiada em sua mansão. Em um fim de semana quando eles se reúnem algo de terrível acontece. A filha mais nova, Briony, é uma menina de 13 anos com uma imaginação fértil que tem como hobby escrever, que através de uma série de confusões acaba acusando Robbie (James McAvoy), filho da governanta, de um crime que ele não cometeu. Ele é amante da irmã de Briony, Cecília (Keira Knightley), e a acusação destrói o romance recém descoberto entre os dois e muda dramaticamente a vida de todos.

Junto com uma história melhor tem-se novamente uma incrível reconstituição de época, tanto nos cenários quanto no figurino. A linda fotografia também faz o seu papel em deixar a história mais bonita. Tudo isso somado ao grande elenco faz com que o filme tenha um resultado muito bom.

Knightley prova cada vez mais seu talento como atriz, James McAvoy continua em ascensão e as atrizes que vivem Briony, em épocas diferentes, completam o quadro de ótimas atuações.

Wright realmente acertou a mão dessa vez e criou um filme de ótima qualidade. Se no seu longa anterior ele já inovava um pouco na formalidade de um filme de época, aqui ele vai bem além e arrisca bem com alguns elementos interessantes na estrutura narrativa, além da trilha sonora e edição de som. Uma verdadeira aula de cinema.

3 comentários:

Tarcila disse...

Boa pedida! Adoro filmes de época.
Eu devia ter nascido antigamente...
(tsk tsk)
hhehee

:***

Tarcila disse...

Ah!
Vc tava certo, a foto tava torta. Estou tentando ajustar. Acho que tá mais ou menos agora.
E aquela música, eu acho que é recente... pelo menos só por agora eu a escutei pela primeira vez.
Beijocas!

:*

Marcio Melo disse...

Gostei de orgulho e preconceito, então devo gostar desse também