propaganda

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira 13

Título Original: Friday the 13th (EUA, 2009)
Com: Jared Padalecki, Danielle Panabaker, Amanda Righetti, Travis Van Winkle, Aaron Yoo, Derek Mears, Jonathan Sadowski, Julianna Guill, Ben Feldman e Willa Ford
Direção: Marcus Nispel
Roteiro: Damian Shannon, Mark Swift e Mark Wheaton
Duração: 97 minutos


Nota: 1 (ruim)

Depois de “reimaginarem” e estragarem “O Massacre da Serra Elétrica”, o diretor Marcus Nispel e o produtor Michael Bay se juntaram novamente, dessa vez para fazer a refilmagem de outro clássico dos filmes de terror: “Sexta-feira 13”. E melhor ainda, o filme ainda iria estrear numa sexta-feira 13. Ir assistir na estréia seria uma piada imperdível, algo parecido com o que aconteceu com “A Profecia” que estreou no dia 06/06/06.

A bem da verdade é que a série de filmes “Sexta-feira 13” sempre foi fraquinha, ainda mais se comparada com “Halloween” e “A Hora do Pesadelo” (que também vai ganhar refilmagem em breve). No primeiro filme o assassino nem era o Jason, e sim a sua mãe. Foi apenas na parte 2 que ele deu as caras, ainda com um saco na cabeça. Somente no terceiro que surgiu a clássica máscara de hóquei.

Os filmes nunca se levaram a sério e soavam mais como comédia do que filme de terror. A graça era a tosqueira, as mortes bizarras e os absurdos da imortalidade do Jason. Então a idéia de fazer uma refilmagem até que não era ruim. O problema foi que exageraram no tom sério e mudaram algumas características do personagem principal que acabaram perdendo a graça, além de resultar num filme fraco.

A história da mãe aparece rapidamente na introdução junto com os créditos. Aí depois resolvem usar esse lado psicológico do personagem, a influência da mãe, sem ter explorado e mostrado direito. Para completar o acampamento de Crystal Lake virou apenas um refúgio para o Jason e não um lugar onde os jovens vão passar as férias e acabam virando vítimas do assassino. Inventaram então uma história de um casal de irmãos, onde a irmã some na floresta e o irmão vai atrás. Não adianta de nada, os personagens são tão sem graça que você mal vê a hora de Jason ir matá-los.

Na verdade o problema pior mesmo é o Jason. Ele agora foi promovido a um assassino mais “inteligente” e ao mesmo tempo tão “burro” quanto antes. É capaz de usar outras armas, como um arco e flecha, e não somente o facão. Faz até armadilhas para matar, mas ao mesmo tempo é estúpido o suficiente para não ir e assassinar logo a galera de maneira rápida e eficaz. E viva a incoerência!

O final também não me agradou por causa da “deixa” para o próximo filme, mas não irei estragar a “surpresa”. O desenrolar da história acaba sendo tão chato que você mal vê a hora da coisa se resolver logo e o filme acabar. Incomodaram-me também os excessos de closes que acabam tornando boa parte das cenas um pouco confusas.

O resultado final é um filme que é muito ruim para ser levado a sério como ele tenta ser, não sendo nem assustador e nem mesmo engraçado por causa das tosqueiras, é apenas ruim mesmo. Uma pena, a idéia era até interessante, pena que não foi bem executada.

7 comentários:

Marcio Melo disse...

Porra man, tb nunca fui muito fã de Jason não e com essa sua 'recomendação' é que não vou assistir mesmo.

veja pelo lado bom, já tem um pro seu top 10 piores do ano! hehehe

Maína Pinillos Prates disse...

Eca!

Nanda Assis disse...

morro de medo de ver este filme, nem posso pensar.
haaaaaaaaaaaa.


bjosss...

↕×┼ ┼

duplat666 disse...

Colé man!
Omelete deu 4 ovos.
E eu curto Jason pra caralho.
Não vou aceitar essa sua nota n.
aHUahaUHAuha

Tucha disse...

Tô fora!
Esse eu não assisto...

Rodrigo Carreiro disse...

É bomba mesmo? Continuo com vontade de ver ehhehe

Anônimo disse...

O massacre da serra eletrica lembro que assisti com vc no cinema!

* Professor Pasquale on *
"Os filmes SEMPRE NUNCA se levaram a sério"
"O problema foi que EXAGERAM no tom sério"
* Professor Pasquale off *

:D :*