propaganda

sábado, 27 de junho de 2009

Intrigas de Estado

Título Original: State of Play (EUA, 2009)
Com: Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Robin Wright Penn, Jason Bateman, Helen Mirren, Jeff Daniels, Josh Mostel, Michael Weston, Barry Shabaka Henley e Viola Davis
Direção: Kevin Macdonald
Roteiro: Matthew Michael Carnahan, Tony Gilroy e Billy Ray
Duração: 127 minutos


Nota: 3 (bom)

O diretor Kevin Macdonald está de volta com um novo filme após conseguir boas críticas com “O último rei da Escócia”. “Intrigas de Estado” é uma adaptação de uma série dramática da TV inglesa exibida em 2003 pela BBC que tinha no elenco Bill Nighy, James McCavoy e John Simm.

Na versão americana o cenário muda de Londres para Washington D.C. e temos Russel Crowe, Ben Affleck e Rachel McAdams como personagens principais da história.

A trama tem como pano de fundo um escalado envolvendo um congressista chamado Stephen Collins (Ben Affleck). Tudo começa quando a partir da morte uma das integrantes da sua equipe. Ele faz parte de uma investigação sobre uma empresa militar e isso irá atrapalhar mudando o foco das atenções.

Na verdade a história mostra um conflito entre o velho e o novo jornalismo. O velho e tradicional é mostrado através do personagem Cal McAffrey (Russel Crowe), enquanto o novo é representado pela personagem Della Frye (Rachel McAdams). Juntos eles irão investigar o ocorrido. Claro que durante a investigação muita coisa vai acontecer com algumas reviravoltas até o desfecho final da história.

A idéia do filme é bem interessante ao mostrar esse conflito, afinal de contas o jornal impresso parece estar com seu futuro incerto e cada vez mais os noticiários online estão ganhando espaço.

O elenco principal está muito bem, alias o filme tem um excelente elenco, mas alguns personagens secundários acabam sendo mal aproveitados, como por exemplo o de Helen Mirren como editora chefe do jornal.

Outra discussão do filme é sobre o papel do jornalista. O jornalista Cal é amigo de Stephen, então sempre fica a dúvida se ele está apenas ajudando ou apenas o usando para conseguir a notícia. Esse é um ponto que acaba prejudicando um pouco a conclusão da história.

O resultado final é um bom filme, mas que por causa de alguns pequenos problemas, principalmente em sua conclusão, acabam deixando um pouco a desejar ou que poderia ter sido melhor. Mesmo assim ainda é um filme acima da média.

Nenhum comentário: