propaganda

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lista de filmes – especial dia mundial do rock

Nunca mais tinha pensando em fazer uma lista de filmes com algum tema. Na verdade a única vez foi a lista dos meus filmes românticos favoritos. Hoje inspirado pelo dia mundial do rock e pela lista do blog Café com Pop, resolvi também fazer uma lista de filmes com o tema do rock.

Separei alguns dos meus favoritos, que não estavam presentes na lista do Café com Pop, para não ficar muito repetitivo. Da lista dele eu com certeza colocaria também entre os meus favoritos os seguintes filmes:

Quase Famosos (2000)
The Doors (1991)
24 Hour Party People ou A Festa Nunca Termina (2002)
Singles: Vida de Solteiro (1992)

Então vamos a minha lista:


Os cabeça de vento

Título Original:Airheads (EUA, 1994)
Com: Brendan Fraser, Steve Buscemi, Adam Sandler, Joe Mantegna, Amy Locane, Nina Siemaszko, Michael McKean, Ernie Hudson, Michael Richards, Chris Farley e Judd Nelso
Diretor: Michael Lehmann

Nesse filme Brendan Fraser, Steve Buscemi e Adam Sandler têm uma banda de rock chamada The Lone Rangers, que invade um programa de rádio e faz os funcionários de refém para fazer com que eles toquem a música deles.

Uma comédia bem divertida com várias referências pop e algumas participações especiais.


Quanto Mais Idiota Melhor

Título Original: Wayne´s World (EUA, 1992)
Com: Mike Myers, Dana Carvey, Rob Lowe e Tia Carrere
Diretor: Penelope Spheeris

Mike Myers e Dana Carvey vivem a dupla Wayne e Garth que apresentam um programa de TV chamado Wayne´s World no interior dos EUA. Os personagens eram de um quadro do Saturday Night Live. Foi o primeiro grande sucesso de Mike Meyers e ganhou uma continuação ainda melhor em 1993.

Lembro de ter visto esse filme quando ainda nem conhecia o rock direito e de não ter entendido algumas piadas, como uma sobre a música “Stairway to heaven”. As referências ao mundo do rock são bem bacanas. No primeiro filme temos a participação de Alice Cooper e no segundo do Aerosmith.

Escola do Rock

Título Original: School of Rock (EUA, 2003)
Com: Jack Black, Joan Cusack, Mike White e Sarah Silverman
Diretor: Richard Linklater

Jack Black é um músico que após ser expulso de sua banda acaba indo ensinar num colégio para crianças como professor substituto no lugar de um amigo sem ele saber. Como ele não tem nenhuma didática, resolve então ensinar as crianças à única coisa que ele sabe: rock´n roll. Ele cria um trabalho escolar chamado banda de rock.

Se eu tivesse visto esse filme quando era menor era capaz de ter me empolgado mais em aprender a tocar guitarra. O jeito agora é ficar no Guitar Hero.

Rock´n Roll Highschool

(EUA, 1979)
Com: P. J. Soles, Dey Young, Vince Van Patten, Clint Howard, Mary Woronov e os Ramones
Diretor: Allan Arkush

Basta dizer que esse é um filme teen americano do final da década de 70 que tem como música tema uma canção dos Ramones, que também aparecem no filme.

Precisa dizer mais?

Tinha tudo para ser um grande clássico da Sessão da Tarde.



Alta Fidelidade

Título Original:High Fidelity (EUA, 2000)
Com: John Cusack, Iben Hjejle, Jack Black, Todd Louiso, Joan Cusack, Tim Robbins, Catherine Zeta-Jones, Lisa Bonet, Joelle Carter, Sara Gilbert, Lili Taylor e Natasha Gregson Wagner
Diretor: Stephen Frears

Baseado no livro de Nick Hornby, o filme conta a história de Rob Gordon (John Cusack), que é dono de uma loja de música, mostrando sua vida amorosa. Não faltam referências pop, marca registrada do autor do livro, adaptada de maneira genial pelo diretor Stephen Frears.

Foi aqui também o primeiro papel de destaque de Jack Black, que sempre rouba a cena quando aparece.

Bill & Ted - Uma aventura fantástica

Título Original: Bill and Ted excellent Adventure (EUA, 1989)
Com: Keanu Reeves, Alex Winter e George Carlin
Diretor: Stephen Herek

Quem não lembra dessa dupla de roqueiros que encontra uma cabine telefônica capaz de viajar no tempo e resolve usá-la para fazer um projeto escolar sobre a história da humanidade trazendo grandes figuras históricas para o presente e falar sobre suas vidas.

O sucesso foi tanto que o filme ganhou uma continuação e também um desenho animado.

Foi o primeiro sucesso de Keanu Reeves.

Hedwig and the angry inch

(EUA, 2001)
Com: John Cameron Mitchell, Miriam Shor, Stephen Trask, Theodore Liscinski, Rob Campbell e Michael Pitt
Diretor: John Cameron Mitchell

Baseado num musical, o filme conta a história de Hedwig, meio homem meio mulher, que tem uma banda e está correndo atrás de Tommy, pois ele roubou suas músicas e está fazendo sucesso com elas.

Uma mistura de rock, musical e romance.


Velvet Goldmine

(EUA, Inglaterra, 1998)
Com: Ewan McGregor, Jonathan Rhys Meyers, Christian Bale, Toni Collette e Eddie Izzard
Diretor: Todd Haynes

Esse filme conta a história de um pop star da década de 70, altamente inspirado em David Bowie, durante a época do glam rock. A reconstituição de época é fantástica, principalmente o figurino, sem falar na sensacional trilha sonora que contem artistas da época e atuais que se inspiraram nessa época.

Pena que Bowie não gostou do roteiro e não deixou que suas músicas aparecessem no filme.


Rock Star

(EUA, 2001)
Com: Mark Wahlberg e Jennifer Aniston
Diretor: Stephen Herek

Mark Wahlberg vive um cantor de uma banda cover do grupo Steel Dragon que acaba sendo convidado para entrar para o grupo após a saída do vocalista original que assumiu ser gay. Qualquer semelhança com a história do grupo Judas Priest não é coincidência, pois a idéia original era fazer um filme sobre a banda.

Acontece que após o início das filmagens os advogados da banda resolveram não ceder a história por causa da polêmica do homossexualismo. Então a produção do filme teve que mudar alguns pequenos detalhes.

The Rocky Horror Picture Show

(Inglaterra, 1975)
Com: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Richard O'Brien, Patricia Quinn, Nell Campbell e Meat Loaf
Diretor: Jim Sharman

Esse musical é uma mistura de filme de terror com ficção cientifica que virou um dos grandes cult clássicos dos anos 70 graças a sua peculiar história e as fantásticas músicas. Um casal tem o pneu do carro furado durante uma viagem e acaba indo pedir ajuda numa mansão bem estranha. Lá eles conhecem o dr. Frank N. Furter, vivido magistralmente por Tim Curry, um doce travesti da transsexual Transilvânia.


Detroit Rock City

(EUA, 1999)
Com: Edward Furlong, Sam Huntington, Giuseppe Andrews, James DeBello, Lin Shaye, Melanie Lynskey, Natasha Lyonne e o Kiss
Diretor: Adam Rifkin

Esse filme é voltado especialmente para os fãs do Kiss. 4 garotos se reunem para ir a um show da banda, mas irão passar por alguns problemas e aventuras até conseguir. O resultado é que o filme não foi bem nas bilheterias e acabou virando um filme cult para os fãs. Mas é bem divertido.

8 comentários:

Rodrigo disse...

Ótimas indicações! Algumas eu tinha até pensado pra compor minha lista, mas a maioria não. Já anotei aqui pra ver depois.
Pensando agora, eu acho que REALMENTE pequei ao não colocar Velvet Goldmine. ehehheh

Marcio Melo disse...

porra man, vc me fez lembrar de mais um grande filme "Rock Star"!

Muito boa a lista!

Tarcila disse...

Não conheço a maior parte. Fiquei morrendo de vontade de conferir.

Zeca Forehead disse...

Poxa barão, grande lamento não rolar nem Cabeças de Vento nem Detroit Rock City em DVD. Na minha lista eu colocaria ainda, além de Quase Famosos, The Doors, Single, aquele Ainda Muito Loucos, com Bill Nighy!

Thiago disse...

Comprei Detroit ROck City na Amazon faz alguns meses.Muito massa!

Sid disse...

Rock Star é muito legal.
E Detroit Rock City já passou na SBT.

Unknown disse...

Lista sempre é muito dificil, mas a sua esta boa tirando Bill & Ted - Uma aventura fantástica que eu não gosto e Rock´n Roll Highschool que eu não assisti, alias nem conhecia, por isso não posso opinar.
Para mim o melhor é Os Cabeça de Vento. filme super engraçado e com uma bela mensagem.
Valeu!

Danilo Silva Araujo disse...

Faltou Control nessa lista!