propaganda

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Lista de “filmes românticos” favoritos

Aproveitando hoje a data, dia dos namorados, vou aproveitar para fazer a minha lista de “filmes românticos” favoritos. A lista é baseada apenas no meu gosto pessoal, é claro. Mas é se você achou que ficou faltando algum é só deixar um comentário dizendo o(s) seu(s) favorito(s). Talvez alguns deles nem sejam bons para serem assistidos hoje por serem um pouco “fortes” e “tristes”. Mas enfim, sem mais enrolações vamos a lista e pequenos comentários a respeito de cada filme.


Casablanca
(1943)
diretor: Michael Curtiz
elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman

Esse com certeza é um dos maiores clássicos da história do cinema. E eu só fui assistir ano passado. Um absurdo! Uma história de amor e sacrifício. O casal Rick e Ilsa se conhecem durante a segunda guerra e se reencontram depois da separação. Ele agora é gerente de um bar na cidade de Casablanca e ela é esposa do líder da resistência Tcheca à procura de um meio de fugir para a América. “You must remember this, a kiss is just a kiss”. “Play it again San”.


Moulin Rouge
(2001)
diretor: Baz Lurhman
elenco: Nicole Kidman, Ewan Mcgregor

Musical, comédia e tragédia. Essa é a fórmula desse filme. Lurhman tinha tentando antes dar sua visão a “Romeu e Julieta”, mas foi somente com esse filme que ele conseguiu acertar a mão tanto no romantismo quanto no tom trágico da história. Tudo isso graças aos protagonistas. Nicole e Ewan estão fantásticos! E as músicas feitas com base em diversas músicas pop famosas são geniais!


Embriagado de Amor
(Punch-Drunk Love - 2002)
diretor: Paul Thomas Anderson
elenco: Adam Sandler, Emily Watson, Philip Seymour Hoffman

Todo mundo ficou com o pé atrás em ver um filme com Adam Sandler como protagonista. Mas Paul Thomas Anderson sabe o que faz. Alguém consegue imaginar algum outro ator para esse papel? Acho que não. E viva aos filmes "românticos non-sense"! “Eu tenho um amor em minha vida. Isso me deixa mais forte do que qualquer coisa que você possa imaginar”.


Encontros e desencontros
(Lost In Translation – 2004)
diretor: Sofia Coppola
elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson

Pense num filme “indie romântico”. Tudo isso graças a trilha sonora e também pelo clima de Tóquio. Pois é, além de um filme maravilhoso, você ainda ganha um passeio pela cidade. Já perdi a conta de quantas vezes vi esse filme. Talvez o “pior nível” tenha sido no dia que eu assisti em casa sozinho de noite e depois coloquei a trilha sonora enquanto ficava na janela olhando a rua. Foda!


Antes do Amanhecer / Antes do pôr-do-sol
(Before Sunrise / Before Sunset - 1995 / 2004)
diretor: Richard Linklater
elenco: Ethan Hwake, Julie Delpy

Depois de assistir ao filme "Antes do Amanhecer", dirigido pelo gênio Richard Linklater ("Escola do Rock" e "Waking Life"), meu conceito de filmes românticos mudou bastante. Eu achava que depois de "Encontros e desencontros" nenhum outro filme do gênero fosse mexer tanto assim comigo. E isso sem falar na continuação. Talvez esses 2 filmes tenham sido a grande inspiração para a elaboração dessa lista.


Brilho Eterno de uma mente sem lembranças
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind – 2004)
diretor: Michel Gondry
elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst

Será que a solução do fim de um relacionamento amoroso apagar da memória esses momentos? Com certeza depois de ver esse filme você vai ter certeza que não é uma boa idéia.

O roteiro de Charlie Kaufman é genial, Jim Carrey está fantástico no papel e a direção de Michel Gondry é excelente.



Por uma vida menos ordinária
(Life Less Ordinary – 1999)
diretor: Danny Boyle
elenco: Cameron Diaz, Ewan Mcgregor e HollyHunter

Dois anjos tem a difícil missão de unir um casal. Essa aventura é narrada nesse filme. Ewan é um “loser” que acaba “sequestrando” a filha do seu chefe ao descobrir que perdeu seu emprego de faxineiro para um robô. Durante o “sequestro” é que começa a rolar o clima entre os 2. Mas os anjos vão ter dificuldades para conseguir alcançar seu objetivo.


Abaixo o amor
(Down with love – 2004)
diretor: Peyton Reed
elenco: Ewan Mcgregor, Renee Zellweger

Barbara Novak escreve um livro chamado "Abaixo o amor" que fala sobre como as mulheres podem se tornar independentes e fazer sexo sem amor, como os homens. O livro vira um sucesso mundial. Catcher Block é escritor de uma revista masculina chamada Know que resolve tentar seduzir Barbara para provar que na verdade ela é como todas as outras mulheres e descascará-la. Tudo isso com um visual anos 60, muitas risadas e situações surreais.


Vida de Solteiro
(Singles – 1992)
diretor: Cameron Crowe
elenco: Bridget Fonda, Matt Dillon, Campbell Scott, Kyra Sedgwick

Cameron Crowe mostra um pouco sobre a vida jovem do início dos anos 90 na cidade de Seatle, quando o movimento grunge começava a ganhar fama. Um verdadeiro retrato da época.

E ainda de brinde trechos de shows de bandas locais como Alice in Chains e Soundgarden.


A Noiva-Cadáver
(Corpse Bride – 2005)
diretor: Tim Burton
elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter

Victor é um jovem que está prestes a se casar. Durante um passeio pela floresta, ainda com dúvidas sobre seu casamento, ele acaba se deparando com a noiva-cadáver do título e vai parar no mundo dos mortos. Com certeza uma história de amor com a cara de Tim Burton, seguindo o mesmo estilo de animação usado em “O estranho mundo de Jack”. Uma mistura de musical, comédia e romance. A cena dos mortos indo ao mundo dos vivos é fantástica!


Tudo acontece em Elizabethtown
(Elizabethtown – 2005)
diretor: Cameron Crowe
elenco: Kirsten Dunst, Orlando Bloom, Susan Sarandon

Cameron Crowe novamente, o único diretor com 2 filmes nessa lista. Realmente, o cara é bom no assunto. E esse filme é mais uma prova disso. Drew é um jovem que acaba de perder seu emprego pois o tênis inventado por ele foi um fracasso. Para completar, ele recebe a notícia que seu pai faleceu. Então ele tem que ir a sua cidade natal para resolver o funeral. E nessa viagem acaba conhecendo Claire, uma aeromoça. A viagem acaba mudando sua vida para sempre, em todos os sentidos.


Hora de voltar
(Garden State – 2005)
diretor: Zach Braff
elenco: Natalie Portaman, Zach Braff

Zach vive Andrew Largeman, um cara que volta a sua cidade natal após nove anos para o enterro de sua mãe. Ele volta a enfrentar o mundo que deixou para trás e percebe como tudo mudou, principalmente ele mesmo. Ele acaba conhecendo Sam (Natalie Portman) que acaba mudando a sua vida.
Postar um comentário