propaganda

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cowboys & Aliens

Título Original: Cowboys & Aliens (EUA , 2011)
Com: Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell, Adam Beach, Paul Dano, Noah Ringer, Abigail Spencer, Buck Taylor, Matthew Taylor, Cooper Taylor, Clancy Brown e Chris Browning
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus e Hawk Ostby
Duração: 118 minutos

Nota: 3 (bom)

Como seria misturar gêneros tão distintos como o faroeste e a ficção científica? É com essa premissa que o filme “Cowboys & Aliens” se baseia, adaptado da história em quadrinhos de Scott Mitchell Rosenberg.

Depois de adaptar o “Homem de Ferro” para o cinema, o diretor Jon Favreau traz essa experiência em uma nova adaptação dos quadrinhos, mas dessa vez fora do mundo dos super-heróis. Ele conseguiu reunir um elenco muito bom com Daniel Craig (o novo James Bond) e Harrison Ford (o bom e velho Indiana Jones) como protagonistas e gente interessante de coadjuvantes como Sam Rockwell e Paul Dano.

Essa mistura tinha tudo para dar certo, mas infelizmente na tela o resultado é apenas um pouco satisfatório. O roteiro tem muitos problemas, mas o carisma e talento do elenco com algumas boas cenas acabam resultando num filme pelo menos divertido. Infelizmente muito abaixo do que poderia ter sido.

A premissa da mistura de gêneros era boa. Tudo começa quando Jake Lonergan (Daniel Craig) acorda no meio do deserto apenas com roupa de baixo e um bracelete estranho no braço sem lembrar quem é ou o que aconteceu. Ele então sai em busca de descobrir o que ocorreu procurando informações na cidade mais próxima. Lá ele irá começar a descobrir algumas respostas.

A parte do velho oeste começa bem e até a primeira aparição dos aliens. O problema é que essa parte dos aliens é muito mal explorada, principalmente em relação aos mistérios e ao espanto das pessoas ao contato extraterrestre. As cenas de ação alternam bons e maus momentos, mas tem saldo positivo.

O excesso de roteiristas não fez bem ao resultado final, apesar dos envolvidos já terem feitos algumas coisas interessantes. Pode ter sido também problema da própria fonte de origem, os quadrinhos. O importante é que o roteiro tem alguns problemas que prejudicam bastante o resultado final. Mesmo assim no final das contas o resultado é um filme divertido, mas como já foi dito, muito abaixo do esperado devido aos nomes envolvidos.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

E agora que Ramon está concordando com tudo o que escrevo? Virei um chato, meu Deus!

Mario Cabral Filho disse...

Um grande filme, muita ação, suspense, lutas maravilhosas, uma grande ideia e uma mulher linda Abigail Spencer.