propaganda

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um Conto Chinês

Título Original: Un Cuento Chino (Argentina , 2011)
Com: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Javier Pinto e Ignacio Huang
Direção e Roteiro: Sebastián Borensztein
Duração: 93 minutos

Nota: 5 (excelente)

Eu não conheço muito o cinema argentino, mas os poucos filmes que eu assisti sempre são muito bons. Se em 2010 teve “O segredo dos seus olhos”, o filme de 2011 é “Um Conto Chinês”, que tem em comum o protagonista Ricardo Darín. O cinema nacional ainda tem muito que aprender com os hermanos.

A história é simples e fala sobre a dificuldade de comunicação. Roberto (Darín) é dono de uma loja de ferragens. Ele é um sujeito simples e amargo que tem suas rotinas e não se aproxima de outras pessoas. Sua rotina é alterada quando ele decide ajudar o chinês Jun (Ignacio Huang), um jovem que chegou em Buenos Aires sem falar nada de espanhol em busca de um parente.

A partir desse encontro que a trama se desenvolve. Os personagens são desenvolvidos aos poucos e vamos descobrindo mais sobre Roberto e Jun enquanto eles tentam se entender. O tom do filme é bastante minimalista e foca bastante na performance dos atores dosando bem elementos de comédia e drama.

Darín está excelente como sempre e mostra toda a frustração e mau humor de seu personagem disparando vários palavrões (que são amenizados pela legenda, mas como o espanhol é parecido com português isso não adianta muita coisa). Mas o destaque vai para Huang que tem uma atuação mais corporal já que seu personagem está o tempo todo falando chinês sem que ninguém consiga entendê-lo. E isso que é o legal, mesmo sem entender o que ele fala a gente consegue saber o que está se passando com ele.

A trama caminha muito bem fugindo do lugar comum e se constrói uma história bastante original. O diretor e roteirista Sebastián Borensztein conseguiu realizar um excelente filme com uma história simples, cativante e bastante emocionante sem soar melodramático ou piegas.

3 comentários:

Marcio Melo disse...

Verei este ainda nesta semana.

Eu gosto muito dos filmes argentinos, pelo menos os que assisti até aqui são legais.

Este ano vi "Medianeras" que ´ótimo e tem outros que são bacanas como por exemplo "9 Rainhas".

Rodrigo Carreiro disse...

Como um roteiro ridiculamente simples pode se transformar num filmaço!

Tucha disse...

Assino em baixo do seu comentário, o filme é simples mas extraordinário, o cinema argentino tem roteristas sensíveis e grandes atores. Darin é muitexelente.