propaganda

quinta-feira, 15 de março de 2012

Anderson Silva – Como Água

Título Original: Anderson Silva: Like Water (EUA, 2011)
Com: Anderson Silva , Jose Aldo, Junior Dos Santos, Ramon Lemos, Lyoto Machida, Damaso Pereira, Ed Soares e Chael Sonnen
Roteiro: Ramon Lemos, Lyoto Machida, Damaso Pereira e Ed Soares
Direção: Pablo Croce
Duração: 76 minutos

Nota: 2 (regular)

O documentário “Anderson Silva – Como Água” poderia muito bem ser apenas um especial de televisão a ser exibido em algum canal por assinatura. Graças a crescente popularidade de Anderson Silva e das lutas de MMA promovidas pelo UFC (Ultimate Fighting Championship) a ideia de lançar o filme nos cinemas é boa para se aproveitar disso.

O filme mostra os bastidores da preparação de Anderson Silva para a luta contra Chael Sonnen, realizada em 7 de agosto de 2010. A luta foi bastante importante para a carreira do lutador brasileiro, pois o seu futuro no UFC dependia de uma vitória. Sua luta anterior tinha sido bastante criticada por Dana White, chefão do UFC.

Sem dúvidas o filme é voltado apenas para os fãs de Anderson Silva. O documentário não mostra nada sobre sua história de vida. Tenta apenas mostrar um pouco de sua intimidade, o tempo longe da família enquanto está se preparando, seu treinamento, entre outros.

Infelizmente o filme acaba sendo mais um relato do que aconteceu do que realmente um aprofundamento do que realmente aconteceu. Quem mais aparece falando é Chael Sonnen, o “vilão” da história. Ele é totalmente falastrão. Fala um monte de besteira para provocar o adversário e promover a luta.

Enquanto isso Silva é totalmente na dele, bastante “zen”, além de não gostar de dar entrevistas e promover suas lutas. Isso é ruim para a publicidade do evento, mas quando ele luta é o melhor que existe.

Ao invés de explorar esses aspectos o documentário meio que tenta criar um clima meio de filmes de Rocky Balboa. O “herói coitadinho” contra o “vilão malvado”. Inclusive a própria luta foi meio estilo Rocky com Anderson apanhando, mas conseguindo ganhar no final.

Apesar de não ser fã das lutas de MMA, não tem como negar a importância de Anderson Silva para o esporte brasileiro. Em 2011 ele chegou no maior nível de popularidade no país aparecendo em programas de televisão e comerciais. Sua vida e suas lutas merecem um filme mais interessante e melhor realizado.
Recomendado exclusivamente para fãs interessados em ver algumas imagens de bastidores do lutador e que queiram reviver o clima da história luta na tela do cinema.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Nunca tive interesse nas lutas desse UFC mas entendo o hype e concordo contigo sobre a importância de lançar um filme desses no cinema nacional, ainda mais sobre Anderson Silva, mesmo assim, meu interesse em conferir este filme (ou qualquer luta de MMA) tende a menos infinito (como já diria nosso ex-professor de cálculo)