propaganda

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os Vingadores - The Avengers

Título Original: The Avengers (EUA , 2012)
Com: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellan Skarsgård, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany, Alexis Denisof e Tina Benko
Direção: Joss Whedon
Roteiro: Zak Penn e Joss Whedon
Duração: 142 minutos


Nota: 5 (excelente)

A Marvel começou em 2008 um projeto bem interessante ao levar seus personagens para o cinema por conta própria. Ela conseguiu transportar muito bem seu universo das Hqs para o cinema. Depois de “Homem de Ferro”, sua continuação, “O Incrível Hulk”, “Thor” e “Capitão América”, finalmente chegamos ao ambicioso “Os Vingadores - The Avengers”. Nele temos o maior, mais nerd e talvez o melhor filme adaptado de HQ já feito.

E o grande responsável por essa façanha é Joss Whedon. Esse é seu primeiro grande filme no cinema, mas ele já tem experiência da TV em programas como Buffy e Firefly, além de já ter escrito algumas Hqs. Ou seja, o cara tem experiência com um grupo de personagens numa mesma trama e com quadrinhos. Ele foi uma escolha bastante acertada.

Whedon conseguiu construir um filme sabendo equilibrar muito bem todos os personagens principais da história numa trama onde cada um tem sua importância na trama com seu respectivo superpoder.. Além disso, não deixa a humanidade dos personagens de lado. Para completar consegue dosar bem na medida certa as referências as HQs com drama, comédia e ação.

Na trama temos a volta do vilão Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor (Chris Hemsworth), com um plano para se destruir o planeta terra. Cabe então a Nick Fury ( Samuel L. Jackson), diretor da agência S.H.I.E.L.D. Reunir o grupo de heróis (Homem de Ferro - Robert Downey Jr., Hulk - Mark Ruffalo, Capitão América - Chris Evans, Thor, Viúva Negra - Scarlett Johansson e Gavião Arqueiro - Jeremy Renner) para tentar salvar o planeta. Mas essa reunião não vai ser assim tão simples. Primeiro eles vão ter que controlar seus próprios egos que entram em conflito quando se reúnem.

O elenco também merece grande destaque. Downey Jr. está mais uma vez excelente como Homem de Ferro, mas o restante do elenco também está muito bem. Mark Ruffalo é o único estreante ao substituir Edward Norton (que não chegou a um acordo com a Marvel) como Hulk e não fez feio. Até o vilão Loki interpretado por Hiddleston está mais a vontade do que no filme do Thor. E Samuel L. Jackson com seu Nick Fury finalmente ganha papel de destaque após participações especiais nos outros filmes dos heróis.
Os Vingadores é sem dúvidas um filme feito para fãs das HQs, mas que também funciona muito bem para quem conhece os personagens apenas do mundo dos cinemas. É praticamente a realização de um sonho nerd de ver um grupo de heróis juntos no cinema. A história mostra um equilíbrio muito bom de ação com drama, comédia e ótimas atuações. Sem duvidas é um dos fortes candidatos a melhor do ano. Um excelente blockbuster com qualidade e diversão garantida.

2 comentários:

Tucha disse...

Acho que já não acredito mais em supre, heróis(rs,rs,rs), assim não vou assistir.

Marcio Melo disse...

Realmente é um filme que funciona tanto para os fãs das HQs quanto para quem apenas conhece os personagens do cinema e trata-se, sem dúvidas, de um filme bem divertido.

Agora forte candidato a melhor do ano é demais para mim. Até mesmo Hugo Cabret é melhor e ainda temos que esperar "Batman" estrear, dentre outros.

Mas eu me tornei o chato, como você diz né? Vou ficar aturando todo o mundo contra mim, e olhe que dou uma nota 9 até pro filme.