propaganda

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Video Games Live 2012

Data: 13 de Outubro de 2012
Local: Orla – Clube de Engenharia (Brasília - DF) 

Após ter presenciado uma apresentação do Video Games Live em 2009 em Salvador (confiram texto meu sobre o evento nesse link) achei que iria poder assistir todo ano. Infelizmente apesar do evento continuar rolando 1 vez por ano no Brasil, o número de cidades acabou sendo reduzido apenas a Rio de Janeiro e São Paulo. Felizmente em 2012 conseguiram adicionar mais uma cidade: Brasília. Então finalmente pude voltar a conferir esse grande espetáculo que chega a sua 7ª edição no país.


Para quem não sabe do que se trata, o Video Games Live basicamente é um show com uma orquestra tocando músicas de games famosos, tanto antigos quanto os mais atuais, enquanto imagens do respectivo jogo são exibidas em um telão.
O evento foi criado por Tommy Tallarico e Jack Wall, famosos compositores de músicas para games. Mas apenas Tallarico participa atualmente. Ele é o apresentador e também participa de algumas músicas tocando guitarra junto com a orquestra dando um tom mais rock a apresentação. Ele é bastante simpático e se comunica bastante com a plateia. Inclusive explica algumas “regras” do evento, como por exemplo todo mundo pode gritar ou se manifestar durantes a execução das músicas, seja pela emoção ou porque viu algo que chamou a atenção no telão. 

As músicas são apresentadas por uma orquestra local, então imagine o qual surreal é para os músicos essa apresentação cheia de gritos e energia vindo do público, algo que com certeza eles não estão acostumados.

No intervalo entre as músicas as vezes era apresentado algum video. O show começou com uma homenagem ao filme “Tron: O Legado”. Rolou o clássico video do Pacman. E teve uns que mostravam uma mistura de um jogo contra o outro. Tentem imaginar por exemplo Contra vs Duck Hunt. Muito legal e engraçado.
O público também participa do show. Primeiro teve uma disputa de “Super Smash Bros.” do Nintendo 64 entre 4 pessoas enquanto a orquestra tocava a música do jogo “Super Smash Bros. Brawl” (estreia no evento inclusive), que é a versão dele para o Nintendo Wii. Depois teve o desafio do Guitar Hero. Antes dos show tinha o jogo disponível para quem quisesse jogar. O jogador que fez mais pontos foi convidado para subir ao palco para um desafio: fazer mais de 500 mil pontos no modo expert. A música escolhida foi “The Pretender” do Foo Fighters. E o cara obviamente conseguiu. 
Na parte de participações especiais de músicos, mais uma vez contamos com a presença de Laura Intravia, uma garota muito talentosa que tocou flauta vestida de Link (personagem do jogo "Zelda" do qual ela tocou a música). Ela também cantou algumas músicas, como “God of War”. E tocou uma especie de flauta eletrônica (não sei o nome do instrumento) no tema de “Donkey Kong Country”. Sem dúvidas ela foi o grande destaque do show, mais uma vez.
Também rolaram as participações de 2 compositores da Blizzard (famosa produtora de jogos): Neal Acree e Russell Brower. Ambos regeram uma música cada do jogo “World of Warcraft”, mas  Brower ainda voltou para outra música, dessa vez foi “The Elder Scrolls V: Skyrim”.

Foram ao todo 20 músicas (confiram o setlist) e fica até complicado destacar os melhores momentos. Mas confesso que os jogos mais antigos emocionam mais como “Sonic” e “Megaman”. 

O local estava cheio e pela resposta da público o evento foi um sucesso. Essa foi a 2ª vez que rolou aqui em Brasília, a última vez tinha sido em 2009 (mesmo ano que Salvador). Espero que em 2013 consigam levar o evento para mais cidades. Os nerds fãs de games do Brasil merecem um evento como esse.

Fotos tiradas da página no Facebook do Video Games Live Brasil

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Como morador da província de Magalhães (alguns conhecem como Salvador) fico feliz em ter ido na primeira e única apresentação do VGA até aqui. Foi lindo hehehe.

Uma pena que tenha sido reduzido o número de cidades e, pelo visto, Salvador não teve as últimas edições por falta de patrocínio.