propaganda

terça-feira, 22 de abril de 2014

Capitão América 2 - O Soldado Invernal

Título Original: Captain America - The Winter Soldier (EUA , 2014)
Com: Chris Evans, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Robert Redford, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Cobie Smulders, Frank Grillo, Emily VanCamp, Maximiliano Hernández e Callan Mulvey
Direção: Joe Russo e Anthony Russo
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Duração: 136 minutos

Nota: 4 (ótimo)

A Marvel continua sua história no cinema após ter começado a chamada “Fase 2” iniciada em “Homem de Ferro 3” seguida de “Thor 2”. Mas esses citados estiveram mais preocupados em concluir as histórias de seus personagens títulos. Já em “Capitão América 2 - O Soldado Invernal” finalmente vemos eventos que repercutem em todo o universo Marvel no cinema, sem deixar de lado o seu personagem principal.


O 1º filme do Capitão América teve o objetivo de mostrar a origem do personagem e transformá-lo em algo até mais interessante que os quadrinhos por não investir muito em seu lado patriota. Em seu 2º filme solo iremos acompanhar o herói ainda se adaptando ao mundo moderno e o seu papel na organização S.H.I.E.L.D. liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson).

A trama é bem interessante ao ter um clima de espionagem e que remete a temas atuais como o fato do governo dos EUA estar investigando as pessoas online ou o uso de Drones assim como no novo “Robocop”. A premissa é muito boa e coloca o Capitão num caminho que não poderá confiar em muita gente para descobrir o que realmente está acontecendo na S.H.I.E.L.D. E iremos também conhecer o novo vilão da história: o Soldado Invernal. Quem já conhece as HQs sabe do que se trata, mas para quem apenas conhece os filmes melhor não falar muita coisa.

O problema é como as coisas se resolvem. A resolução das coisas acaba soando um pouco forçada e acaba perdendo um pouco da força no final. Ainda assim o negócio funciona e irá ter consequências em todo o universo Marvel no cinema e também na televisão já que afeta também diretamente o seriado “Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D.”.

É bom também ver o personagem da Viúva Negra (Scarlett Johansson) ganhando mais espaço e mostrando o seu valor e também Chris Evans muito bem e cheio de carisma no papel principal. E o elenco ainda ganha um ótimo nome: Robert Redford, que vive um ambíguo diretor da S.H.I.E.L.D.

As cenas de ação também são bem legais com direito até a algumas perseguições de carro. A cena de uma missão num navio e a perseguição a Nick Fury são as melhores. Os efeitos especiais as vezes  pecam pelo exagero que se transformam em algo meio artificial, mas não chegam a comprometer. O uso do 3D não serve para muita coisa além de desculpa para cobrar mais caro no ingresso do cinema.
No final das contas os diretores Joe Russo e Anthony Russo realizam um ótimo trabalho que consegue manter o alto nível dos filmes da Marvel no cinema equilibrando bem as cenas de ação, com ótimas referências pop, toques de bom humor e desenvolvimento dos personagens. Agora é ver como serão os próximos passos para chegarmos até “Os Vingadores 2”.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Tanto por Thor 2 quanto por Capitão 2, acredito que a Marvel está no caminho certo e o que está por vir vai ser ainda melhor.