propaganda

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A Bússola de Ouro

Título Original: The Golden Compass (2007)
Com: Dakota Blue Richards, Nicole Kidman, Daniel Craig, Eva Green, John Hurt e Sam Elliott
Direção: Chris Weitz
Roteiro: Chris Weitz. Baseado em livro de Philip Pullman
Duração: 113 minutos


O filme “A Bússola de Ouro” era a grande aposta da New Line Cinema em busca de repetir o mesmo sucesso de “Senhor dos Anéis”. Uma nova adaptação de uma série de três livros de fantasia, dessa vez do autor Philip Pullman, chamada “Fronteiras do Universo”.

A pressão em cima da produção foi bastante alta, um orçamento de 180 milhões de dólares, mas a resposta na bilheteria não foi a esperada. Estreou em primeiro lugar arrecadando “apenas” 26 milhões e agora não está mais nem entre os cinco mais vistos por lá. Vamos ver como vai ser a recepção no resto do mundo.

O pior é que com esse fracasso fica a dúvida se os outros dois livros vão virar filme ou não. E o final do filme fica claro a deixa para a continuação, inclusive deixaram o final do primeiro livro para servir de início para o segundo filme. Isso já foi filmado até, pode ser que resolvam colocar isso no lançamento em DVD. Ainda é cedo para se afirmar alguma coisa, só aguardando pra ver.

O diretor e roterista Chris Weitz depois de ter começado produzindo a comédia adolescente “American Pie” e dirigido filmes mais sérios como “Um grande garoto” faz sua estréia no mundo da fantasia. Uma tarefa bem complicada, adaptar um livro desse estilo para os cinemas. Ele conseguiu um excelente orçamento, um elenco cheio de estrelas e bons atores como Nicole Kidman, Daniel Craig e Eva Green, mas a pressão em cima foi tão grande e com a correria na produção o resultado na tela é apenas mediado.

A história narra as aventuras de Lyra (Dakota Blue Richards), uma órfã que vive num mundo paralelo ao nosso onde cada humano tem o seu próprio “dameon”, um animal que carrega a sua alma. Existe uma instituição de ordem religiosa chamada magistério que tem o poder sobre as pessoas em suas mãos. Ela recebe a tal bússola dourada que diz a verdade para qualquer pergunta, mas somente Lyra consegue decifrar. Com ajuda de outros personagens, como, por exemplo, de um urso polar, Lyra vai atrás de seus amigos seqüestrados. Esse é um resumo bem básico da trama, tem muitos outros detalhes que só assistindo pra ver, melhor não ficar tentando explicar muita coisa.

A trama é muito corrida, os personagens não são muito bem desenvolvidos, mas os efeitos especiais e as atuações são muito bons. Um filme divertido, mas que poderia ser bem melhor, mas não chega a ser ruim, é apenas legal.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

Poxa bablo, ainda nao tive tempo de ir assistir. Acho que só no sábado agora! :P

Anônimo disse...

Eu achei que ele misturou muitas coisas!! O elenco é otimo. A estória não tem surpresas. Acho que não criou espectativas para um segundo filme.