propaganda

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ilha do Medo

Título Original: Shutter Island (EUA , 2010)
Com: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley e Ted Levine
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Laeta Kalogridis baseado no livro de Dennis Lehane
Duração: 138 minutos


Nota: 5 (excelente)

É difícil tentar classificar o gênero de “Ilha do Medo”, novo filme de Martin Scorsese em sua quarta parceira com o ator Leonardo DiCaprio. Talvez o título em português dê a impressão de se tratar de um filme de terror e suspense. Digamos que talvez o mais próximo seja um filme policial de mistério.

Na trama, baseada no livro de Dennis Lehane, o agente federal Teddy Daniels (DiCaprio) está indo ao presídio psiquiátrico na ilha Shutter junto com com o agente Chuck Aule (Mark Ruffalo) para investigar o desaparecimento de uma das pacientes. Chegando lá eles irão descobrir que o lugar esconde muitos segredos. Contar mais do que isso pode estragar as surpresas e o mistério da história.

O elenco merece bastante destaque. Scorsese conseguiu reunir grandes atores, mesmo que sejam apenas para papéis menores. A história é um pouco complexa e necessitava de boas interpretações, mesmo que em pequenas participações.

Scorsese é um excelente diretor e sabe filmar como poucos. Seus filmes sempre são um primor tanto na parte técnica e estética quanto na já citada parte de interpretação. Talvez não seja um dos seus melhores filmes, mas a sua filmografia de qualidade é difícil de ser comparada. É bom ver que mesmo após ter ganhado o Oscar de diretor por “Os Infiltrados” que ele continue se esforçando em realizar ótimos filmes.

No final das contas trata-se de um filme ousado, algo que o diretor sabe muito bem fazer, e por causa disso não irá agradar a todos, principalmente por causa da solução do mistério da trama. A riqueza de detalhes e a complexidade podem também incomodar aqueles que querem algo mais simples.

5 comentários:

Marcio Melo disse...

Gostei bastante também, principalmente do desfecho, só não achei excelente

Cristiano Contreiras disse...

Um filme muito bem articulado e ótima composição interpretativa de DiCaprio!

Abraço

Tu andas sumido!

Rodrigo Carreiro disse...

Scorsese mesmo quando não faz um filme excelente, continua genial. E esse é um bom filme, mesmo.

Tucha disse...

O filme é surpreendente e consegue articular bem fantasia, realidade, nos deixando numa sensação um tanto, paranóica. Gostei também, o Leonardo tem exelente atuação.

Unknown disse...

Adorei! :)