propaganda

segunda-feira, 18 de março de 2013

Trabalho Interno

Título Original: Inside Job (EUA, 2010)
Narrador: Matt Damon
Diretor: Charles Ferguson
Duração: 108 minutos


Nota: 5 (excelente)

Em 2008 os Estados Unidos passaram por uma crise na economia que afetou o mundo todo, afinal de contas agora tudo é globalizado. As perdas foram estimadas em 20 trilhões de dólares e muitas pessoas no país ficaram sem emprego e moradia. O diretor Charles Ferguson com a ajuda da narração de Matt Damon fazem um incrível de trabalho de pesquisa e entrevistas com diversas pessoas da área ou que estiveram envolvidas para tentar entender os motivos que levaram a crise no documentário “Trabalho Interno”.

Não se preocupem que não é necessário tem um diploma em economia para entender o que aconteceu. Se você tem interessem em saber mais sobre o tema sem dúvidas esse é o filme ideal. O filme tenta explicar o complexo sistema financeiro americano de empréstimos, hipotecas e coisas do tipo que levaram empresas financeiras e bancos a apostar cada vez mais em investimentos de alto risco que acabou levando a economia ao colapso.

O filme é dividido em 5 partes: 1 – como chegamos aqui, 2 – a bolha (2001 – 2007), 3 – a crise, 4 – responsabilidade e 5 – onde estamos hoje. A narrativa mistura entrevistas cara a cara feitas por Ferguson com trechos de noticiários, afinal muitos dos envolvidos não quiseram dar as caras mas apareceram na TV dando satisfações.

Dessa forma Ferguson consegue decifrar esse quebra-cabeças e consegue explicar muito bem tudo que aconteceu antes, durante e depois da crise. E o negócio é “assustador”! É impressionante ver o quanto a ganancia do sistema financeiro quase implodiu ele mesmo. E o pior de tudo, quem sofre as consequências é a população, já que como o filme mostra os principais envolvidos não tiveram punição. Inclusive o próprio governo dos EUA os ajudou para não piorar ainda mais a situação.
Mas na verdade o mais assustador é ver que no final das contas nada foi feito para se mudar as regras do sistema financeiro para evitar que novas crises como essa aconteçam no futuro. É praticamente um filme de terror. O resultado é um documentário incrível e totalmente imperdível e recomendado para todos assistirem.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Interessante, adicionei na minha watchlist :)