propaganda

terça-feira, 30 de julho de 2019

Dor e Glória (Dolor y gloria)

Pedro Almodóvar é um cineasta fantástico que ao longo da carreira construiu uma filmografia peculiar e totalmente autoral. Seu novo trabalho “Dor e Glória” é mais um filme marcante dentro desse universo e nele o artista se inspira um pouco em sua própria vida para contar a história de um diretor de cinema lidando com o próprio passado.

Mais uma vez Almodóvar trabalha com Antonio Banderas e o ator apresenta talvez a melhor atuação da sua carreira. Ele interpreta Salvador Mallo, um cineasta que parou de trabalhar devido a problemas de saúde. Sem conseguir filmar sua vida parece ter perdido o sentido. O fato de ter perdido a mãe recentemente também influencia de maneira negativa. No entanto, ao receber uma homenagem em relação a um filme antigo que ele dirigiu, Salvador vê uma oportunidade de entrar em contato com o protagonista da obra. Esse é o início de uma jornada em torno do próprio passado.

Almodóvar, que também é roteirista de Dor e Glória, apresenta muito bem o seu personagem e também sua conexão com o passado. Além do próprio filme dirigido pelo protagonista, a trama também explora a infância de Salvador e sua relação com a mãe - interpretada por Penélope Cruz. Mais uma vez o cineasta espanhol explora a relação de um personagem com sua figura materna.
Esse sentimento de familiaridade é que transforma Dor e Glória em um belo filme, onde Almodóvar explora muito bem os principais temas de sua filmografia. Além disso, o longa-metragem tem características técnicas marcantes da filmografia do diretor espanhol, principalmente as cores fortes - presentes tanto nos cenários quanto na roupa dos personagens. Um bom exemplo é o apartamento de Salvador, onde os detalhes da cenografia dizem muito sobre o personagem.

Em síntese, Dor e Glória fala sobre um homem lidando com dois tipos de dores: a física, que vem através de problemas de saúde, e a psicológica, onde ele lida com questões do seu passado, tanto da própria carreira e as escolhas da vida, mas principalmente da relação com a mãe. A forma como Antonio Banderas constrói o personagem é fantástica! Almodóvar conta histórias como poucos e nesse novo trabalho apresenta mais uma narrativa maravilhosa, misturando referências a sua própria vida e mantendo seu estilo autoral.

Classificação:

Título Original: Dolor y gloria (Espanha, 2019)
Com: Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Leonardo Sbaraglia e Penélope Cruz
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Duração: 113 minutos

Um comentário:

Clara disse...

Adorei esse filme! Assisti no cinema!