propaganda

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Godzilla II: Rei dos Monstros

Godzilla II: Rei dos Monstros” segue a franquia de monstros da Universal Pictures, que começou em 2014 com “Godzilla” e seguiu com o prequel “Kong: A Ilha da Caveira” em 2017. O filme de Michael Dougherty infelizmente tem mais problemas do que acertos.

Um dos principais erros é manter o estilo “dramático” do filme de 2014, onde o Godzilla é o coadjuvante dentro da sua própria história. O roteiro apresenta diversos personagens humanos que lidam com a ameaça dos monstros, desenvolvendo alguns de maneira razoável - inclusive apostando de forma positiva na diversidade étnica do elenco que conta com ótimos atores. No entanto, a narrativa fica perdida em estabelecer a criatura do título como um verdadeiro herói.

Outro pequeno acerto do roteiro é incluir diversas personagens femininas interessantes, como mãe e filha vividas respectivamente por Vera Farmiga e Millie Bobby Brown. Mas em compensação erra ao desperdiçar o talento de Sally Hawkins em poucas cenas, dando a ela um desfecho constrangedor.

O problema é que a trama aposta em questões éticas relacionadas ao uso de criaturas como o Godzilla, e de outras que surgem como ameaça ao planeta Terra. A mitologia dos monstros é interessante, mas o roteiro não consegue construir algo realmente interessante em torno dela.
Deixando de lado a narrativa, “Godzilla II: Rei dos Monstros” poderia compensar seus problemas em acertar no que realmente interessava no filme: a luta entre os monstros. Infelizmente é nesse quesito que o longa realmente deixa a desejar. O conflito entre as criaturas é desenvolvida com efeitos especiais irregulares, onde o 3D mais uma vez é utilizado de forma ineficaz, servindo apenas para deixar a fotografia escura.

No final das contas “Godzilla II: Rei dos Monstros” desperdiça um incrível elenco com um roteiro burocrático e problemático, além de apresentar efeitos especiais sem qualidade para apresentar o conflito entre os monstros. É uma pena que a franquia tenha voltado para o caminho ruim, após ter seguido por um trajeto bastante promissor em Kong.

Classificação:

Título Original: Godzilla: King of the Monsters (EUA, 2019)
Com: Kyle Chandler, Vera Farmiga, Millie Bobby Brown, Bradley Whitford, Sally Hawkins, Charles Dance, Thomas Middleditch, Aisha Hinds, O'Shea Jackson Jr., David Strathairn, Ken Watanabe e Zhang Ziyi
Direção: Michael Dougherty
Roteiro: Michael Dougherty e Zach Shields; história de Max Borenstein, Michael Dougherty e Zach Shields
Duração: 132 minutos

2 comentários:

Clara disse...

Não vi e não vai entrar na lista, mesmo tendo Millie no elenco. PS: no último parágrafo, não seria "desperdiça um incrível elenco" ao invés de "desperdiça em incrível elenco"?

Ramon Pinillos Prates disse...

Corrigido!