propaganda

sexta-feira, 28 de abril de 2006

Sra. Henderson Apresenta

Estamos no final de Abril, quase dois meses depois da entrega do Oscar, e só agora chega por aqui o filme “Sra. Henderson Apresenta” que teve duas indicações ao prêmio (melhor atriz para Judi Dench e melhor figurino). Dirigido por Stephen Frears (“Alta Fidelidade”), ainda conta com Bob Hoskins no elenco principal junto com Dench.

Judi Dench é Laura Henderson, uma mulher muito rica que acaba de ficar viúva. Ela então resolve procurar um hobby e acaba comprando um teatro. Para administrá-lo, ela contrata Vivian Van Damm (Bob Hoskins), um homem com experiência no ramo. A relação entre os dois acaba sendo algo entre o amor e o ódio. E eles acabam tendo os melhores diálogos do filme.

A história se passa em Londres nos anos 30, pouco antes da segunda guerra mundial. O teatro acaba se tornando palco para musicais, algo como uma importação do modelo Moulin Rouge francês. Depois do sucesso inicial, não demora para os outros teatros de Londres começarem a imitar. Eis então que a sra. Henderson tem uma idéia inovadora para seus espetáculos, colocar mulheres nuas.

No inicio o filme começa como uma comédia leve e divertida, mas que aos poucos vai mostrando que é mais do que isso, ainda mais com o pano de fundo da guerra. Seja sobre o que é realmente arte, ou sobre os valores da sociedade e dos bons costumes que estão sempre em mudança com o passar do tempo.

A trama é focada na história da sra. Henderson. Suas motivações para abrir o teatro, e principalmente seu relacionamento com o sr. Van Damm. O filme é dela, isto é, todo o resto parece estar em segundo plano. Inclusive vale lembrar que a história é inspirada em fatos reais.

Seja passando pela comédia, pelas partes musicais dos shows exibidos no teatro e também com pouco de drama, tudo isso no melhor clima britânico, o filme funciona bem e consegue ser um filme divertido e interessante.

Nenhum comentário: