propaganda

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

31 canções

Título Original: 31 songs (2002)
Autor: Nick Hornby
Tradução: Lúcia Helena Schaefer de Brito
Editora: Rocco
Número de páginas: 158


Nick Hornby costuma dizer que escreve livros pois não tem capacidade de escrever músicas. Suas obras são cheias de referências pop ao mundo musical. Seu amor pela coisa é tanta que ele resolveu publicar um livro com ensaios sobre suas músicas favoritas. Ele diz que quando o perguntam sobre qual tipo de música ou quais artistas ele gosta, só consegue pensar em nome de canções.

O livro “31 canções” reune ensaios sobre as suas 31 músicas favoritas. Cada texto fala sobre algum momento de sua vida relacionado a determinada música. Muito além do que um simples livro sobre o mundo da música, nele podemos saber um pouco mais sobre o lado pessoal do autor e sobre sua paixão com a música pop.

Aqui temos o autor mostrando quem ele realmente é, sem usar nenhum personagem. É comum confundir a vida do autor com a de seus personagens. Ele mostra claramente essas diferenças. Ele conta muitas curiosidade sobre suas obras, inspirações para seus livros, sobre sua vida, sua família, sempre usando a música como pano de fundo.

Na lista de canções temos coisas como Led Zeppelin, Teenage Fanclub, Bob Dylan, Bruce Springsteen e até mesmo Nelly Furtado. No final do livro tem uma parte de discografia onde ele conta onde cada canção pode ser encontrada, em qual disco coisa e tal. A versão lançada lá fora ainda vinha com um cd contendo 11 das 31 canções. Infelizmente aqui no Brasil o livro saiu sem o cd, mas nada que um download na Internet não resolva.

Para quem é fã de Hornby, assim como eu, esse livro é totalmente obrigatório. Leitura rápida, prazerosa e de qualidade. Altamente recomendado!

Nenhum comentário: