propaganda

quarta-feira, 9 de abril de 2008

No Sufoco

Título Original: Choke (2001)
Autor: Chuck Palahniuk
Tradução: Paulo Reis e Sérgio Moraes Rego
Editora: Rocco
Número de páginas: 264


Já estamos em Abril e finalmente consegui terminar de ler o primeiro livro de 2008. Eu já tinha falado dele aqui no blog, se chama “No Sufoco”, de Chuck Palahniuk, mesmo autor de “Clube da Luta” e com certeza um de meus escritores preferidos.

Mantendo o seu estilo peculiar, Palahniuk narra a história de Victor Mancini, um ex-estudante de Medicina que aplica golpes fingindo estar se engasgando com comida e esperar que alguém o socorra. Dessa forma ele comove a pessoa contando que está passando por problemas financeiros para que ela o ajude. Esse dinheiro ele usa para pagar o tratamento de sua mãe, internada em um hospital com Mal de Alzheimer.

Dessa forma Victor soa como uma espécie de anti-herói, fazendo uma coisa errada para ajudar sua mãe. Mas existem muitos outros detalhes no personagem. O livro é uma espécie de biografia dele. Mas como o autor faz questão de avisar logo no início, Victor é alguém que nutre um profundo desprezo pela humanidade.

Em alguns aspectos a história lembra bastante o estilo de ‘Clube da Luta’. Por exemplo, Victor freqüenta grupo de ajuda aos anônimos, no caso de viciados em sexo. Mas na verdade ele está mais interessado em encontrar novas mulheres em busca de sexo sem compromisso.

Foi justamente com ‘Clube da Luta’ que comecei a me interessar pelos livros de Palahniuk. Quem curtiu a visão crítica do autor em relação a sociedade pode esperar muito mais nesse livro e em toda sua obra.

“No Sufoco” também virou filme, estrelado por Sam Rockwell e dirigido por Clark Gregg, que também escreveu o roteiro. Ele foi exibido no festival de Sundance no início do ano e deve ser lançado comercialmente lá no EUA dia 1º de Agosto. Resta saber quando vai chegar por aqui, provavelmente deve demorar e acabar sendo lançado apenas em DVD. Com certeza estarei esperando ansiosamente para assistir.

3 comentários:

Tarcila disse...

Parece interessante.
Mas vai aguardar no final da minha super-hiper-mega-fila.
hauahuahauha

:P

:*

Marcio Melo disse...

Tá lento esse processo de leitura ein?

Thiago disse...

Se não me engano foi citado em Californication...