propaganda

quinta-feira, 4 de março de 2010

O Fantástico Sr. Raposo

Título Original: Fantastic Mr. Fox (EUA, 2009)
Com: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray, Owen Wilson, Wally Wolodarsky, Michael Gambon, Eric Anderson, Willem Dafoe, Jarvis Cocker, Helen McCrory e Wes Anderson
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Noah Baumbach e Wes Anderson (baseado na obra de Roald Dahl)
Duração: 87 minutos


Nota: 4 (ótimo)

O diretor e roteirista Wes Anderson (A Vida Marinha com Steve Zissou , Viagem a Darjeeling) resolveu mudar um pouco ao adaptar uma obra infantil do autor Roald Dahl, de obras como “A fantástica fábrica de chocolates”. Mesmo assim ele conseguiu adaptar a história de "O Fantástico Sr. Raposo" seguindo o estilo dos seus filmes.

O resultado é que apesar da temática infantil o público alvo acaba sendo mesmo o adulto. Tanto que aqui no Brasil só tinham cópias legendadas, algo bem incomum se tratando de uma animação.

O problema foi esperar chegar alguma cópia em Salvador. O filme estreou “lá no Brasil” no início de dezembro de 2009 e só chegou por aqui agora em Fevereiro. Valeu a pena esperar e ainda fui pela primeira vez no Cine Vivo, cinema do Circuito Sala de Arte localizado no Shopping Paseo, que é bem bacana.

Na história o Senhor Raposo, dublado por George Clooney, é um pai de família que tenta levar uma vida comum como colunista de um jornal dos bichos. Mas sua vocação mesmo é roubar galinhas. Frustrado após alguns anos longe dessa vida “criminosa” ele resolve voltar a ela. Isso acaba gerando conseqüências desastrosas tanto para sua família quanto para os outros animais.

Percebem-se então as marcas dos filmes de Anderson. Está lá a família desajustada, os tipos estranhos dos personagens, uma mistura de drama e comédia, trilha sonora pop, diálogos além dos atores sempre presentes como Bill Murray, Jason Schwartzman e Owen Wilson.

Um filme divertido e carismático, capaz de agradar todas as idades e que mostra que o diretor Wes Anderson também é talentoso no mundo das animações, além de conseguir adaptar uma obra infantil clássica de forma que mantenha seu estilo de fazer filmes sem perder a essência do livro.

2 indicações ao Oscar
Animação: Wes Anderson (diretor)
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Postar um comentário