propaganda

terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Lugar Qualquer


Título Original: Somewhere (EUA , 2010)
Com: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Karissa Shannon, Kristina Shannon, Laura Chiatti e Michelle Monaghan
Direção e Roteiro: Sofia Coppola
Duração: 98 minutos

Nota: 3 (bom)

Após errar a mão em “Maria Antonieta” a diretora Sofia Coppola resolve voltar ao seu próprio estilo, consagrado em “Encontros e Desencontros”, em seu novo filme chamado “Um Lugar Qualquer”. Existem muitas coisas parecidas entre os filmes, mas ainda não foi nesse seu mais recente trabalho que ela conseguiu realizar um ótimo filme, mas só em ser melhor que o anterior já é alguma coisa.

A história mostra a relação entre pai e filha dos personagens Johnny Marco (Stephen Dorff) e Cleo (Elle Fanning). Tudo começa com Johnny, um ator de Hollywood que apesar do sucesso anda com uma crise existencial graças a superficialidade da sua vida. A situação muda de figura quando ele tem que passar um tempo cuidando da sua filha.

O filme perde muito tempo mostrando a “crise” de Johnny já que em poucas cenas ela já está bastante clara. Quando a filha aparece a coisa melhora, mas a relação dos dois acaba não sendo muito bem explorada. No final fica aquela sensação de que a trama poderia ter tido um melhor desenvolvimento. Talvez o excesso de “sutileza” e “minimalismo” acabe prejudicando a história.

Mesmo assim a história tem bons momentos e Dorff e Fanning estão muito bem demonstrando uma ótima química entre si. A trilha sonora também merece destaque e sempre é um ponto forte dos filmes de Sofia. Nomes como Foo Fighters, Strokes e Phoenix embalam muito bem as algumas cenas.

Mesmo apostando num terreno seguro com todas as principais características marcantes de suas obras, ainda não foi dessa vez que Sofia conseguiu voltar a fazer um grande filme. Talvez “Encontros e Desencontros” tenha sido apenas um surto de genialidade em sua filmografia. Vamos aguardar seus próximos projetos.
Postar um comentário