propaganda

terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Lugar Qualquer


Título Original: Somewhere (EUA , 2010)
Com: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Karissa Shannon, Kristina Shannon, Laura Chiatti e Michelle Monaghan
Direção e Roteiro: Sofia Coppola
Duração: 98 minutos

Nota: 3 (bom)

Após errar a mão em “Maria Antonieta” a diretora Sofia Coppola resolve voltar ao seu próprio estilo, consagrado em “Encontros e Desencontros”, em seu novo filme chamado “Um Lugar Qualquer”. Existem muitas coisas parecidas entre os filmes, mas ainda não foi nesse seu mais recente trabalho que ela conseguiu realizar um ótimo filme, mas só em ser melhor que o anterior já é alguma coisa.

A história mostra a relação entre pai e filha dos personagens Johnny Marco (Stephen Dorff) e Cleo (Elle Fanning). Tudo começa com Johnny, um ator de Hollywood que apesar do sucesso anda com uma crise existencial graças a superficialidade da sua vida. A situação muda de figura quando ele tem que passar um tempo cuidando da sua filha.

O filme perde muito tempo mostrando a “crise” de Johnny já que em poucas cenas ela já está bastante clara. Quando a filha aparece a coisa melhora, mas a relação dos dois acaba não sendo muito bem explorada. No final fica aquela sensação de que a trama poderia ter tido um melhor desenvolvimento. Talvez o excesso de “sutileza” e “minimalismo” acabe prejudicando a história.

Mesmo assim a história tem bons momentos e Dorff e Fanning estão muito bem demonstrando uma ótima química entre si. A trilha sonora também merece destaque e sempre é um ponto forte dos filmes de Sofia. Nomes como Foo Fighters, Strokes e Phoenix embalam muito bem as algumas cenas.

Mesmo apostando num terreno seguro com todas as principais características marcantes de suas obras, ainda não foi dessa vez que Sofia conseguiu voltar a fazer um grande filme. Talvez “Encontros e Desencontros” tenha sido apenas um surto de genialidade em sua filmografia. Vamos aguardar seus próximos projetos.

4 comentários:

Tucha disse...

Não consegui ver este filme qdo passou nos cinemas por aqui, quem sabe vejo em vídeo, para concordar ou discordar de vc.

Marcio Melo disse...

Ta ate na fila preu comentar esse filme, curti muito nao, achei bem mais ou menos

Rodrigo Carreiro disse...

Bem... Eu curti Maria Antonieta ehehhe. Será que vou gostar desse? Tá na minha lista de downloads

Vanessa Sagossi disse...

Ainda bem que parece que acertou a mão! :) Mas ainda não conferi. E vamos combinar que o trailer não é tão animador.


Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com