propaganda

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo”, continuação do filme de 2008, segue o mesma fórmula de sucesso ao misturar coreografias musicais enquanto os personagens cantam músicas do ABBA, que surpreendentemente se encaixam no contexto da história. Mas será que ainda sobraram hits do grupo sueco para serem utilizados? E ainda: Será possível encaixá-las em uma nova narrativa? O diretor Ol Parker provou que sim e entrega um longa que é tecnicamente melhor que o primeiro, além de ter uma trama mais interessante.

Lá Vamos Nós de Novo faz uma mistura de prequel com continuação. No presente, temos Sophie (Amanda Seyfried) lidando com a inauguração do hotel de sua mãe Donna (Meryl Streep), que faleceu há 1 ano, com as complicações do seu relacionamento com Sky (Dominic Cooper) e também com a descoberta de uma gravidez. A moça imagina como sua mãe lidou com a situação antes do seu nascimento. Então, o filme apresenta o flashback que conta como a jovem Donna (interpretada por Lily James) conheceu os 3 pais de sua filha.

A mistura funciona, mas sem dúvidas, os eventos do passado são bem mais interessantes, divertidos e emocionantes do que os do presente. O roteiro, também escrito por Ol Parker, foi inteligente em alternar entre as narrativas e criar uma conexão entre elas, aumentando o teor emocional da história. Se no primeiro filme tínhamos basicamente uma história de amor entre casais, aqui o tema passa também pela relação entre mãe e filha.

O principal destaque do filme fica por conta de Lily James que, apesar de não ter muita semelhança física com Meryl Streep, entrega uma performance cheia de carisma e talento. A atriz encarna muito bem a jovem Donna e mostra alguns dos trejeitos inseridos na personagem por Streep, mas sem tentar simplesmente imitá-los. Ela também mostra muito talento como cantora e dançarina.

Os números musicais mais uma vez são os grandes atrativos do filme. As cenas são muito bem coreografadas, mesmo aquelas mais simples, construídas a partir de eventos do cotidiano, como uma formatura ou um jantar em um restaurante, que são transformados em momentos musicais grandiosos e divertidos. Os movimentos de câmera captam bem a dança dos atores e o figurino retrata bem o final dos anos 1970 e início dos 1980 com cores fortes, mas sem parecer exageradas e caricatas.
O diretor, inclusive, inclui uma dançarina em uma cadeira de rodas em uma determinada cena, mostrando um pouco de inclusão e também criatividade, sem parecer como algo inserido sem sentido. Esse é um elemento simples que transforma o momento cênico em algo ainda mais orgânico e natural, como se realmente as pessoas presentes, não importa quem sejam, resolvessem começar a dançar e cantar.

A fotografia peca em algumas partes ao utilizar o fundo verde para mostrar paisagens de fundo, pois elas são falsas e estragam um pouco os momentos. Em compensação, as cenas filmadas em cenários reais exploram muito bem a beleza natural das locações, provocando no espectador a sensação de “querer morar dentro do filme”.

Assim como no primeiro longa, os conflitos dos personagens se resolvem facilmente, principalmente os de Sophie. Porém, “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo” compensa os pequenos defeitos com cenas musicais de qualidade e mostra que ainda é possível utilizar músicas do ABBA para estabelecer uma narrativa razoavelmente coerente. Um longa alegre, divertido e alto astral, que ainda conta com participação especial de Cher, que resulta em entretenimento de qualidade.

Classificação:


Título Original: Mamma Mia! Here We Go Again (EUA, Reino Unido, 2018)
Com: Christine Baranski, Pierce Brosnan, Dominic Cooper, Colin Firth, Andy García, Lily James, Amanda Seyfried, Stellan Skarsgård, Julie Walters, Cher e Meryl Streep
Direção: Ol Parker
Roteiro: Ol Parker (roteiro); Catherine Johnson, Richard Curtis e Ol Parker (história)
Duração: 114 minutos

Nenhum comentário: