propaganda

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

As Viúvas (Widows)

As Viúvas, novo trabalho do diretor Steve McQueen (de 12 Anos de Escravidão e Shame) poderia facilmente ser apenas um simples filme de roubo protagonizado por mulher, algo similar ao recente Oito Mulheres e Um Segredo. No entanto, o filme se diferencia graças ao excelente trabalho do cineasta, mas principalmente graças ao roteiro que ele escreveu junto com escritora Gillian Flynn (autora do livro Garota Exemplar). Além é claro do elenco incrível, liderado pela atriz Viola Davis (de Um Limite Entre Nós).

O filme começa com um roubo mal sucedido pelos maridos das protagonistas que resulta na morte deles, então cabe as viúvas do título arrumar uma maneira de seguir suas vidas. A forma que Veronica (Viola Davis) é levar adiante um assalto planejado por seu esposo Harry (Liam Neeson) antes de falecer. A mulher convoca Linda (Michelle Rodriguez) e Alice (Elizabeth Debicki) para formar sua equipe, contudo nenhuma delas tem experiência com o crime.

Essa é apenas a trama principal, mas o roteiro de McQueen e Flynn, inspirado no livro de Lynda La Plante, não fica apenas na superficialidade. Temos muitos temas interessantes ao redor da narrativa como política, religião, racismo, machismo, e principalmente, o feminismo. Afinal de contas estamos diante de uma história protagonizada por mulheres.

Mesmo lidando com muitos personagens, o roteiro consegue dar conta de todos eles de forma eficaz. A construção deles é fundamental para a história e é fascinante acompanhar o drama de cada um deles, principalmente as 3 mulheres.

As Viúvas apresenta uma história verossímil e que além de abordar o tema do universo feminino, ainda inclui diversos outros temas interessantes como política e questões raciais, transformando a narrativa em algo ainda mais profundo e inteligente. Veronica se impõe diante das “colegas de trabalho”, demonstrando força e atitude, mas ao mesmo tempo vemos sua fragilidade quando ela está diante da ameaça de Jamal (Brian Tyree Henry) - homem do qual o marido dela tentou roubar. O trabalho de Viola Davis é impressionante e ela transforma a personagem em alguém verossímil e multifacetado.
Porém, a personagem mais interessante de As Víuvas é Alice. Ela é uma mulher que teve um relacionamento abusivo tanto do marido (um ponta de Jon Bernthal) quanto da mãe Agnieszka (Jacki Weaver), sempre dependendo deles para sobreviver. A construção da jornada dela por Elizabeth Debicki é muito interessante e no final do filme nem parece a mesma mulher que vemos no início apanhando do marido.

Outro personagem muito bom é Jatemme, interpretado por Daniel Kaluuya. Um homem de poucas palavras e por causa disso totalmente misterioso e ameaçador. A cena na qual ele ameaça 2 homens a cantar rap, onde inicialmente parece curtir a música, finaliza de forma surpreendente e diz muito sobre sua personalidade. E a performance de Kaluuya impressiona.

O elenco de As Viúvas é de extrema qualidade e isso faz com que a narrativa ganhe um nível alto. Outros destaques ficam por conta de Colin Farrell e Robert Duvall, que interpretam filho e pai respectivamente, políticos que divergem na forma de atuar e tomar decisões, num verdadeiro conflito de gerações, mas que guardam certas semelhanças.

O filme também é tecnicamente impecável, com uma fotografia incrível, apresentando movimentos de câmera ousados e uma montagem que mantém um bom ritmo à narrativa. A cena que abre As Viúvas, por exemplo, que mostra os maridos fugindo de carro, mostrada do ponto de vista de dentro do veículo, transforma a experiência em algo bem imersivo para o espectador. Outra cena maravilhosa é uma conversa entre o personagem de Farrell e sua assessora dentro de um carro que a câmera acompanha do lado de fora, então vemos o deslocamento e como a geografia da cidade de Chicago muda rapidamente de um lugar pobre para o rico, local onde ele mora.

Em síntese, As Viúvas reúne muitas qualidades, a começar pela direção e roteiro de Steve McQueen, que junto com Gillian Flynn apresenta uma narrativa cheia de personagens fascinantes e que constrói uma história que aborda diversos temas interessantes e complexos de forma inteligente, sem deixar o entretenimento de lado. Estamos diante essencialmente de uma história de roubo, mas a abordagem diferente, principalmente pelo protagonismo feminino, transforma em algo excelente.

Classificação:

Título Original: Widows (EUA, Reino Unido, 2018)
Com: Viola Davis, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki, Cynthia Erivo, Colin Farrell, Brian Tyree Henry, Daniel Kaluuya, Jacki Weaver, Carrie Coon, Robert Duvall e Liam Neeson
Direção: Steve McQueen
Roteiro: Steve McQueen e Gillian Flynn
Duração: 129 minutos

Nenhum comentário: