propaganda

segunda-feira, 29 de março de 2010

Clube do Filme

Título Original: The Film Club (2007)
Autor: David Gilmour
Tradução: Luciano Trigo
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 240


O cinema é capaz de educar? Esse é o principal tema do livro “Clube do Filme”. O livro foi escrito pelo crítico de cinema e escritor David Gilmour baseado em suas próprias experiências.

Ele estava passando por dificuldades sem um emprego fixo e com o dinheiro contado. Para completar seu filho estava com problemas no colégio no ensino médio sendo reprovado em todas as matérias. Pai e filho então fizeram um acordo, algo totalmente fora dos padrões. O pai deixaria o filho sair da escola, sem precisar trabalhar, desde que ele assistisse a 3 filmes escolhidos pelo pai por semana.

Dessa forma foi criado o Clube do Filme que da título ao livro. Durante 3 anos eles assumiram esse compromisso de sentar e assistir filme, geralmente conversando sobre ele após a exibição. Essa seria a educação do garoto.

É interessante ver a relação entre pai e filho se aproximar durante esse período. Os 2 conversam bastante e acabam falando não só sobre os filmes, mas sobre a vida em geral.

Confesso que me identifiquei bastante com o tema do livro já que acredito que boa parte das coisas que aprendi na vida vieram dos filmes. E uma das grandes influências disso foi o meu pai e nós sempre conversávamos sobre o filme, algo parecido com os personagens do livro.
Agora boa parte da graça do livro está nas referências ao mundo do cinema. Se você não conhece ou não assistiu os filmes citados a história não faz muito sentido. Fica apenas a relação entre pai e filho, mas o grande diferencial da história são os filmes.

É um livro interessante e de fácil leitura. Fãs de cinema como eu com certeza irão gostar, nem que seja pelas referências aos filmes. Se você não é grande conhecedor de cinema o livro não tem tanta graça, a não ser que você corra atrás dos filmes e vá assistindo junto com a história montando o seu próprio clube do filme.

3 comentários:

Marcio Melo disse...

Sinceramente, não gostei muito.

Apesar de ter visto boa parte dos filmes citados, não todos, ainda assim achei muito bobo.

Rodrigo Carreiro disse...

tenho muita vontade de ler esse livro, mas fico com medo de ser igual Marcio falou...

Tucha disse...

O livro é interessante, mas não é exatamente "profundo", no sentido de uma reflexão maior sobre a relação pai e filho.
Mas é bom para lembrar de bons filmes.