propaganda

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Ford vs Ferrari

Ford vs Ferrari é um drama inspirado em uma história real, mas é na parte que mostra corrida de carros que o filme de James Mangold mostra o seu maior potencial. Nos anos 1960 a Ford resolveu construir um carro de corrida para competir com a Ferrari, que dominava as competições.

O intuito da empresa de Henry Ford II era aumentar as vendas dos seus veículos. Para isso chamou Carroll Shelby (Matt Damon), um ex-piloto que venceu as 24 horas de Le Mans em 1959. E Carroll sabia que não era necessário apenas um bom carro, mas também um excelente piloto. Então ele convoca Ken Miles (Christian Bale), um piloto que ganha a vida como mecânico, mas que tem um temperamento difícil.

O que une Carroll e Ken Miles é o amor por carros, então juntos eles lidam com a pressão da Ford em torno da construção do carro, já que a empresa quer ganhar as 24 horas de Le Mans, mas também precisa manter seu nome. E obviamente que a companhia duvida dos métodos da dupla, além de não aprovar o comportamento de Miles.

O roteiro constrói bem o drama dos personagens, apresentando suas motivações e segue bem a narrativa em torno da construção do carro de corrida e os problemas que surgem. O elenco está muito bem, com destaque para a dupla Matt Damon e Christian Bale. Bale sempre rouba a cena e entrega atuações marcantes e expressivas, sempre apresentando uma grande transformação, mostrando sua versatilidade na construção de papéis. Miles é um homem de temperamento difícil, mas ele tem mulher e filho, então sabe que precisa sacrificar o seu ego em nome da família. Por sua vez, Damon faz com que Carroll seja a figura do líder, mantendo a motivação da equipe e que consegue entender e lidar com Ken.

No entanto, apesar de toda essa construção dramática eficiente, como foi citado no início do texto, é na parte das corridas que Ford vs Ferrari entrega todo o seu potencial. A parte técnica impressiona com efeitos visuais excelentes onde tudo parece 100% real. A montagem apresenta um ritmo ágil e os planos detalhe de cada troca de marcha faz com que o espectador se sinta no carro junto com o personagem.
O final é um pouco anticlímax com um desfecho um pouco agridoce, mas James Mangold é eficiente em criar uma fábula (mesmo que seja baseada em uma história real) sobre uma empresa em busca de fama e lucro versus homens em busca de conquistas pessoais, vencendo seus limites em nome do amor ao automobilismo.

Em síntese, Ford vs Ferrari é um ótimo filme, com atuações excelentes e com cenas de automobilismo de qualidade absurda. O equilíbrio entre drama e ação ditam o tom da narrativa de maneira eficiente e assertiva.

Classificação:

Título Original: Ford v Ferrari (EUA, 2019)
Com: Matt Damon, Christian Bale, Jon Bernthal, Caitriona Balfe, Tracy Letts, Josh Lucas e Noah Jupe
Direção: James Mangold
Roteiro: Jez Butterworth, John-Henry Butterworth e Jason Keller
Duração: 152 minutos

Um comentário:

Clara disse...

Taí, um filme "de carros" que eu gostei muito! A atuação de Bale, com certeza, merece destaque...