propaganda

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Sonic: O Filme

Adaptar um jogo de videogame para o cinema tem se mostrado uma tarefa bem complicada, basta analisar os games que viraram filme com resultado sempre irregular. Algumas vezes os realizadores conseguem pelo menos fazer algo divertido, que foi o que aconteceu com “Sonic: O Filme”.

Parando para pensar, Sonic é um jogo bem difícil de se adaptar, já que a mecânica do game é bem simples em um mundo em 2D onde o personagem tem que atravessar um cenário para chegar até o final da fase e derrotar um chefão. Olhando assim, seria praticamente impossível fazer um filme com essa premissa.

Então o diretor Jeff Fowler tratou de colocar o personagem no mundo real, fugindo da sua terra natal, onde ele vive escondido e sem amigos. Após perder o controle e causar uma explosão com seus poderes, o governo americano manda o “cientista maluco” Dr. Robotnik para descobrir o que houve. Sonic então pede ajuda ao policial Thomas e isso é o início de uma grande amizade.

O roteiro do filme é bem absurdo, tem diversos problemas, mas o carisma de Sonic faz com que o espectador abstraia a maioria deles. Afinal de contas, ele está diante de um filme onde um ouriço azul fala e tem poder de super velocidade, então sem dúvidas a trama não está interessada em realismo. A trama se transforma em um road movie onde Sonic e Thomas fogem do Dr. Robotnik enquanto o protagonista aprende as maravilhas do contato com outros seres humanos

Além da presença do próprio Sonic, o grande trunfo do filme é a presença de Jim Carrey. O ator achou o tom perfeito para interpretar Dr. Robotnik com suas insanidades e exageros que ele sabe muito bem como moldar. James Marsden também está bem, fazendo uma boa dupla com o Sonic digital e apresentando um bom carisma.
As cenas de humor se alteram com a ação e é quando o Sonic usa seus poderes que o filme apresenta seus melhores momentos, ainda que nas partes que o personagem se move rapidamente enquanto o resto está “parado” lembre bastante o estilo já visto em “X-Men - Dias de um Futuro Esquecido” com Mercúrio.

Em síntese, “Sonic: O Filme” tem um resultado positivo, principalmente dentro das dificuldades em se adaptar um game desse tipo para o cinema, mas mostra que talvez seja melhor deixar certos personagens apenas dentro do mundo dos videogames onde, sem dúvidas, funcionam muito melhor.

Classificação:

Título Original: Sonic the Hedgehog (EUA, 2019)
Com: James Marsden, Ben Schwartz, Tika Sumpter e Jim Carrey
Direção: Jeff Fowler
Roteiro: Pat Casey e Josh Miller
Duração: 99 minutos

2 comentários:

Clara disse...

Esse eu nem pensei em assistir. Amava o vídeo game, sempre joguei, mas... Foi o que vc falou, nunca teve uma história, então como pensar que seria interessante ver um filme dele? Sem contar que teve toda aquela polémica sobre os efeitos especiais (senti falta de vc comentar sobre isso na resenha)...

Ramon Pinillos Prates disse...

A polêmica foi quando lançaram o trailer, aí refizeram e ficou ok.
Não é imperdível, mas é divertido.