propaganda

terça-feira, 12 de abril de 2022

Casa Gucci (House of Gucci)

Casa Gucci”, novo filme de Ridley Scott, é uma cinebiografia básica sobre a família Gucci e os conflitos em torno do controle da empresa familiar de mesmo nome. Scott reúne um elenco incrível, com nomes como Jeremy Irons e Al Pacino, mas infelizmente não consegue imprimir uma identidade interessante para seu longa-metragem.

A protagonista da história é Patrizia Reggiani, bem interpretada por Lady Gaga, uma jovem que encontra em Maurizio Gucci (Adam Driver) um amor, mas também uma oportunidade de ter uma vida melhor. Seria ela apenas uma aproveitadora ou uma mulher ambiciosa? Essa talvez seja a questão principal do roteiro escrito por Becky Johnston e Roberto Bentivegna.

Quando Patrizia entra para a família Gucci ela influencia o marido Maurizio para que ele se interesse pelo controle da empresa, algo que ele reluta. Quem dá a oportunidade de aproximação é o tio Aldo (Al Pacino), pois ele não enxerga um futuro no próprio filho Paolo (Jared Leto).

Assim é criada a briga de interesses familiares em torno do controle da empresa e o roteiro alterna entre o tom do excesso dramático com sátira, mas o problema é que nem sempre fica muito clara qual é a real intenção de Ridley Scott no filme, dessa forma fica óbvia a falta de identidade de “Casa Gucci”.
O filme é tecnicamente correto, mas o principal elemento que chama a atenção é o figurino, que além de recriar modelos clássicos da marca Gucci, também ajudam na caracterização da personalidade dos personagens. Por outro lado, o excesso de músicas pop na trilha sonora só mostra o quanto “Casa Gucci” está perdido sem saber como construir uma identidade artística.

Os atores estão bem, todos são excelentes, mas o sotaque exagerado muitas vezes atrapalha, além do roteiro e da direção que não sabem bem como definir o tom da narrativa. Quem se destaca é Lady Gaga, já que ela é a única que consegue desenvolver melhor o seu papel, apresentando uma jornada interessante e mudança de comportamento no desenrolar da trama.

No final das contas “Casa Gucci” é um filme construído de maneira genérica, onde mesmo com ótimos atores não consegue ser mais do que uma obra cinematográfica “correta”.

Classificação:


Título Original: House of Gucci (Estados Unidos, 2021)
Com: Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto, Jeremy Irons, Salma Hayek e Al Pacino
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Becky Johnston e Roberto Bentivegna, história de Becky Johnston
Duração: 158 minutos

Nenhum comentário: