propaganda

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Batman (The Batman, 2022)

O diretor Matt Reeves apresenta em "Batman" sua visão do personagem onde segue por uma linha um pouco diferente do que já foi mostrado no cinema. Reeves apresenta um “Batman ano 2”, isto é, não foca no início e origem do protagonista, mas um homem lidando com as consequências dos seus atos e amadurecendo sobre o que pretende fazer como “herói”.

Então podemos dizer que temos um Batman “incompetente”, isto é, que ainda não está em sua plena forma e aprendendo na prática os ossos do ofício em se tornar o maior detetive do mundo. Robert Pattinson apresenta o personagem em formação, onde precisa aprender os próprios limites, principalmente em relação a violência e na forma de atuar.

O roteiro de Matt Reeves e Peter Craig explora bem o lado psicológico do personagem diante da ameaça do misterioso Charada, interpretado muito bem por Paul Dano. A Mulher Gato de Zoë Kravitz e o Gordon de Jeffrey Wright nos lembram que existem negros em Gotham e jogam um pouco na cara do Batman sobre suas motivações e de que em teoria existiram outras formas de agir em pró da comunidade. Por outro lado, os personagens de John Turturro e Colin Farrell tem pouco tempo em tela e não conseguem aproveitar o máximo do talento dos atores. O Pinguim de Farrell sem dúvidas não tem necessidade de existir dentro da trama e poderia muito bem aparecer apenas em alguma continuação.

Esse detalhe é importante para ressaltar o grande problema de Batman: sua longa duração e que no final não consegue fechar de maneira satisfatória os principais elementos narrativos apresentados no filme. O roteiro e a montagem deixam a desejar nesse aspecto. Ainda que os personagens sejam bem desenvolvidos, a história e o ritmo pecam por não encontrar um equilíbrio.
O filme de Reeves é tecnicamente muito bom, explorando a escuridão e opressão da cidade de Gotham, que funciona como um personagem dentro da narrativa. O desenho de produção e a fotografia constroem de forma ótima essa parte visual. A trilha sonora ajuda no tom, mas ao final fica a impressão de que ela está o tempo todo evocando um clima épico, sem nunca conseguir alcançar seu clímax.

Em síntese, Batman é um acerto da Warner em colocar um dos principais personagens da DC em seu próprio universo e o diretor Matt Reeves apresenta elementos que justificam a sua visão um pouco diferenciada do herói.

Classificação:


Título Original: The Batman (Estados Unidos, 2022)
Com: Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano, Jeffrey Wright, John Turturro, Peter Sarsgaard, Andy Serkis e Colin Farrell
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Matt Reeves e Peter Craig
Duração: 176 minutos

Nenhum comentário: