propaganda

quinta-feira, 31 de março de 2022

Licorice Pizza

Paul Thomas Anderson é um diretor que não cansa de surpreender e é sem dúvidas um dos melhores cineastas americanos em atividade hoje. Em “Licorice Pizza” ele apresenta o que parece ser uma simples comédia romântica, mas o roteiro apresenta tantos elementos interessantes que fica até difícil prever o que será apresentado na tela, por mais que o desfecho prometa um final feliz.

A dupla de protagonistas é Alana (Alana Haim) e Gary (Cooper Hoffman). Ela tem 25 anos e é mais velha do que ele, que tem 15, mas se inicialmente essa diferença de idade parece ser uma barreira, durante o filme vemos que talvez não importe tanto. A química entre os atores é excelente e ambos surpreendem com suas atuações, já que nenhum deles tinha trabalho como ator anteriormente. Ela é mais conhecida por sua performance com a banda Haim, enquanto ele é filho de Philip Seymour Hoffman, ator que infelizmente nos deixou, mas que era muito amigo de Paul Thomas Anderson.

A trama mistura um pouco de sonho americano, representado principalmente na figura de Gary, que após uma breve carreira como ator mirim tenta abrir o seu próprio negócio, com o romance entre Alana e Gary. Temos uma jornada de amadurecimento e conhecimento entre os dois e Paul Thomas Anderson constrói essa relação com maestria. É curioso notar como metaforicamente e literalmente os personagens estão o tempo todo correndo (ou caminhando) um atrás do outro, ou então fugindo da própria realidade em busca de uma conexão entre si.
Estamos na Califórnia dos anos 1970, então temos o sentimento de nostalgia e isso faz com que Licorice Pizza talvez seja um dos filmes mais pessoais de Paul Thomas Anderson. No roteiro ele mistura histórias que ouviu falar, com suas próprias memórias e também um pouco de realidade, que aparece na forma de alguns personagens inspirados em figuras reais como Jack Holden, interpretado por Sean Penn que se baseia no ator William Holden, e o produtor Jon Peters, interpretado por Bradley Cooper. Temos também uma ótima escolha de canções para retratar a época, que apesar de ter alguns clássicos, foge bastante dos clichês, contribuindo bastante para a imersão no período em que a trama se passa.

Para completar, Paul Thomas Anderson mostra todo o seu talento na parte técnica, apresentando movimentos de câmera interessantes que fazem diferença dentro da narrativa, além de ser uma das marcas em sua filmografia, que costuma filmar sem cortes pessoas caminhando pelo cenário enquanto falam. Licorice Pizza até mesmo surpreende com algumas cenas de “ação” bem construídas, como no momento em que Alana dirige um caminhão descendo uma ladeira sem combustível. E essa é apenas uma das muitas surpresas que são apresentadas nessa brilhante e mais recente obra de PTA.

Classificação:

Título Original: Licorice Pizza (Estados Unidos, 2021)
Com: Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn, Tom Waits, Bradley Cooper e Benny Safdie
Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Duração: 134 minut
os

Nenhum comentário: