propaganda

quarta-feira, 27 de julho de 2022

O Beco do Pesadelo (2021)

O Beco do Pesadelo” mostra o quanto o diretor Guillermo del Toro apresenta na tela o seu estilo visual de dirigir. Em seu novo trabalho fica claro através de elementos como fotografia e design de produção que estamos diante de uma obra do cineasta. Dessa vez ele apresenta a sua visão do livro “Nightmare Alley” de William Lindsay Gresham, que foi adaptada para o cinema anteriormente em 1947.

O protagonista do filme é Stan, interpretado por Bradley Cooper, um homem em busca de um recomeço de vida. Ele encontra uma nova oportunidade no circo comandado por Clem (Willem Dafoe), onde após alguns trabalhos braçais encontra sua vocação como mentalista seguindo os passos de Ezra (Richard Jenkins). No lugar ele socializa com outros trabalhadores e se apaixona por Molly (Rooney Mara), que também vira sua assistente. Na segunda parte de “O Beco do Pesadelo” acompanhamos a dupla se apresentando e a ambição do protagonista faz com que ele se alie a psiquiatra Lilith (Cate Blanchett) para aplicar golpes em pessoas ricas.

O principal tema do filme de Guillermo del Toro gira em torno da figura do mentalista onde o roteiro apresenta os dilemas éticos em torno da profissão. Seria um talento ou apenas uma forma de enganar as pessoas? E o quanto isso seria diferente de uma religião, por exemplo. A trama faz um estudo de personagem sobre Stan onde o seu passado ainda o atormenta, enquanto a ambição o corrompe. A relação de amor dele com Molly é interessante para mostrar sua personalidade, enquanto o relacionamento com Lilith afeta no lado psicológico e ganancioso.
Como foi dito no início, o que mais chama a atenção é a parte visual, que ajuda o espectador na imersão dentro da narrativa. Contudo, as atuações também são importantes e vale destacar o trabalho muito bom de Bradley Cooper que com seu carisma e talento transformam a figura de Stan em algo multidimensional e interessante. A soma desses fatores faz com que “O Beco do Pesadelo” resulte em um ótimo filme, mostrando mais uma vez o talento de Guillermo del Toro.


Classificação:


Título Original: Nightmare Alley (Estados Unidos, 2021)
Com: Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara, Ron Perlman, Mary Steenburgen e David Strathairn
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Guillermo del Toro e Kim Morgan
Duração: 150 minutos

Nenhum comentário: