propaganda

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

MITA 2023

A edição de 2023 do festival MITA (Music is the Answer) aconteceu no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Por um lado é interessante ocupar o espaço público em um lugar com fácil acesso através de transportes coletivos. O problema é que o valor do ingresso era muito caro e os “obstáculos” do lugar atrapalhavam a circulação pelo local. Foram dois dias de shows e o primeiro foi mais caótico pela quantidade de pessoas mais do que normalmente caberia.

Dia 1: Lana Del Rey e o caos de gente


A grande atração do primeiro dia era a cantora Lana Del Rey e mesmo ainda faltando um bom tempo para iniciar o show dela o local já estava bastante cheio. Eram dois palcos, um de frente para o outro, mas com uma boa distância entre eles. Na frente do principal, onde Lana se apresentaria, tinha um espaço reservado para a pista vip. Isso dificultou ainda mais o acesso ao evento, pois ele ficava próximo da entrada de quem vinha via metrô. Para piorar, durante o show dela o som estava muito baixo, então quem estava mais longe não conseguia ouvir nada. E também não dava para ver muita coisa, pois a altura do telão não era muito boa e o palco ficava impossível de se ver.

Lana Del Rey

Apesar dos problemas a cantora Lana Del Rey fez um belo show e que com certeza funcionaria melhor em um local onde as pessoas pudessem ficar sentadas apreciando o som e o visual. Ela esbanjou simpatia e se comunicou bastante com o público. Curiosamente seu cabelo foi feito em cima do palco e durante o show ela trocou de roupa algumas vezes.

O repertório contou com seus principais hits, passando por toda a discografia, inclusive o disco mais recente chamado “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd”. Destaques para "Young and Beautiful", "Ultraviolence" e "Summertime Sadness".


Dia 2: Mais tranquilo e grandes shows de Haim e Mars Volta


Haim
O primeiro destaque do segundo dia foi a banda Haim, das irmãs Este, Danielle e Alana. Elas esbanjaram simpatia e curiosamente se revelaram fãs da Xuxa, com direito até a colocar a música “Ilariê” como abertura. Elas se comunicaram bastante com o público e durante o show mudavam de instrumento e vocal, mostrando todo o talento das artistas, que contavam também com alguns outros músicos de apoio. Com apenas 3 discos na carreira o repertório contou com músicas de todos eles, com destaque para "3 AM", "Summer Girl" e "The Wire".


The Mars Volta
Antes de falar do show da banda é preciso falar sobre a escolha do line-up do festival. Esse segundo dia teve nomes como Natiruts e NX Zero, que honestamente não tem muita conexão musical com o The Mars Volta. O resultado é que durante a apresentação da banda americana poucas pessoas estavam presentes no palco 2 para ver o show deles. O que é uma pena, pois foi um show excelente. O som deles tem uma mistura de rock progressivo, indie, jazz e muito experimentalismo. Ou seja, não é muito fácil de assimilar e agradar novos ouvintes, ainda mais com algumas canções longas. Apesar disso, no show a banda mostra um talento incrível formado por músicos muito talentosos que são comandados pela dupla Cedric Bixler-Zavala (vocal) e Omar Rodriguez-Lopez (guitarra), que eram da At the Drive-In. Destaques no repertório de “apenas” 8 músicas para "L'Via L'Viaquez" e "The Widow".


Florence + the Machine
A grande atração do segundo dia foi a cantora Florence e ela também esbanjou simpatia e carisma com o público. O festival estava mais tranquilo em relação a quantidade de pessoas, então quem esteve presente conseguiu aproveitar muito melhor o show, mesmo não ficando tão próximo do palco. No repertório não demorou muito para que surgisse seu maior hit: "Dog Days Are Over", o que mostra que a artista tinha confiança nas suas músicas para garantir o restante da apresentação. Foi um bom show, mas confesso que já estava cansado, então não aguentei ficar até o final.


O saldo do festival foi positivo, apesar dos problemas da escolha do line-up, do local e o preço dos ingressos, os artistas que eu tinha interesse em ver fizeram a ida ao evento valer a pena. Vamos ver se na próxima edição eles conseguem corrigir as falhas para garantir um festival mais interessante e organizado.


MITA 2023
Show com as bandas: Lana Del Rey, Haim, The Mars Volta, Florence + the Machine e outros

Dias: 03 e 04 de Junho de 2023

Local:  Novo Anhangabaú - São Paulo – SP

Nenhum comentário: