Em “Duna” de 2021 o diretor Denis Villeneuve nos apresenta sua visão do universo criado pelo escritor Frank Herbert. Com calma nos introduz aos personagens e a dinâmica entre eles. Por não ter um desfecho, fica uma sensação de que falta algo. Felizmente em “Duna: Parte 2” finalmente entendemos a verdadeira história do filme e Villeneuve nos mostra suas verdadeiras ambições.
Acompanhamos a jornada de Paul Atreides (Timothée Chalamet) em sua aceitação de que é o escolhido para liderar o povo em busca da salvação. O roteiro do próprio Villeneuve junto com Jon Spaihts explora o desenvolvimento do personagem e todas as nuances envolvidas. Mas será que ele é o mesmo o messias? Nesse ponto Chani, interpretada por Zendaya, faz o papel daquela que questiona a fé cega do seu povo em busca de um salvador.
Dessa forma, Villeneuve mostra como a obra de Herbert segue atual e faz paralelos com os dias atuais onde a extrema direita avança utilizando pessoas como se fossem escolhidos dividos que resolverão todos os problemas da população.
“Duna: Parte 2” conta com um elenco excelente e é difícil destacar apenas alguns dos atores. É claro que o principal destaque é o protagonista vivido por Timothée Chalamet. Ele mostra uma grande maturidade e com certeza é um dos melhores atores da atualidade, escolhendo papéis diversos mostra toda a sua versatilidade. A figura de Paul Atreides ganha força no desenrolar da narrativa e assusta o quanto ele se torna confiante, sendo complicado não acreditar que ele é realmente o Messias. O seu carisma ganha não só o povo Fremen, quanto os espectadores.
Outro ponto importante de se destacar na obra de Denis Villeneuve é o seu primor técnico. Todos os elementos impressionam, a começar pelos efeitos visuais, que contribuem para apresentar um universo verossímil. A fotografia capta bem o visual do deserto, destacando sua beleza natural, contrastando com os ambientes fechados do povo Fremen, com pouca luz e opressor. E a forma como Villeneuve filma as cenas de ação é muito boa, sem exageros e mantendo o espectador inserido dentro do que ocorre dentro da tela.
Mesmo com 166 minutos de duração, em nenhum momento “Duna: Parte 2” perde o ritmo e constrói a narrativa de maneira eficiente. Além disso, o roteiro alterna bem entre drama e ação, sem deixar de dar importância para ambos. Finalmente entendemos as reais intenções de Denis Villeneuve, que nos entrega um grande filme.
Classificação:
Título Original: Dune: Part Two (EUA, 2024)
Com: Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Austin Butler, Florence Pugh, Dave Bautista, Christopher Walken, Léa Seydoux, Stellan Skarsgård, Charlotte Rampling e Javier Bardem
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve e Jon Spaihts
Duração: 166 minutos
Com: Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Austin Butler, Florence Pugh, Dave Bautista, Christopher Walken, Léa Seydoux, Stellan Skarsgård, Charlotte Rampling e Javier Bardem
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve e Jon Spaihts
Duração: 166 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário