propaganda

terça-feira, 23 de março de 2004

Paixão de Cristo

Ontem fui ver o filme mais comentado do momento: "Paixão de Cristo". Como sempre pode-se dizer que estão fazendo muito barulho por nada. Alias, tudo que envolve a Igreja Católica sempre da nisso.

Mel Gibson é um gênio! Fez um filme para "provar" a sua fé, fez um "barulho" da porra na mídia e o melhor de tudo: ganhou muito dinheiro. Um projeto que era arriscado e "audacioso" que acabou dando certo. Pelo menos financeiramente falando.

Para quem por algum acaso não sabe, o filme mostra as 12 últimas horas da vida de Jesus Cristo, desde sua captura até a crucificação, morte e renascimento (ai meu Deus, contei o final do filme, e agora!?). Isso tudo falado em aramaico.

Acho que talvez o título do filme não seja muito adequado. Talvez fosse melhor algo como: "Jesus Cristo sofreu muito", ou algo do tipo.

Deixe-me dar logo um aviso. Se você não tem nenhum conhecimento sobre a Bíblia e não sabe nem coisas básicas como Maria ser a mãe de Jesus, passe muito longe desse filme pois você não vai entender nada. A não ser que você uma pessoa sádica e esteja a fim de ver Jesus Cristo levar o "linchamento" mais famoso da história.

Então se você não sabe nada da Bíblia você vai sair ainda mais confuso. Se você sabe alguma coisa, o filme não te acrescenta nada. Agora se você a Bíblia decorada, quem sabe você pode até acabar "se divertindo" tentando achar as referências, algumas passagens e também identificar os personagens.

Mas as polêmicas do filme ficam pelo fato de supostamente ser anti-semita e também por causa da violência. Nenhuma das duas procede.

Anti-semita não procede porque se aquilo realmente aconteceu, e o povo Judeu já "pagou" os seus pecados lá na 2ª Guerra (nem vou me prolongar nesse assunto pra depois não ficarem dizendo que eu estou defendendo os Judeu coisa e tal). As mesmas desculpas que eles usaram para matar Jesus foram usasdas pela Igreja Católica mais tarde na época da Inquisição, mas isso é outra história.

O fato de ser violento também não procede. Não tem como imaginar uma pessoa ser crucificada coisa e tal sem ser daquele jeito. Pelo pouco que sei da Bíblia, não tinha como ser diferente. Acho que alguma pessoas não estavam prontas para presenciar isso com tamanha "realidade". Não é a toa que um pastor morreu de ataque cárdiaco fulminante em Belo Horizonte e também uma mulher nos EUA.

E quanto ao fator fé? Bom, você pode achar que Jesus morreu, sofreu pra caralho para nos salvar dos nossos pecados coisa e tal e com isso aumentar sua crença nele. "Valeu Jesus!". Ou então você pode pensar: que otário, se fudeu pra caralho pra salvar uma sociedade fudida que hoje em dia finge que liga para ele quando na verdade ninguém tá nem aí a não ser pra si mesmo.



Valeu Jesus, mas... será que valeu mesmo a pena? Na opinião desse humilde que vos escreve acho que não. Depois de 2 mil anos acho que nada mudou e sim piorou. Antes não tivesse salvo ninguém.